Ação de conscientização do diabetes é realizada na Praça Senador José Bento
Nesta terça-feira (14) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde realizou um evento na Praça Senador José Bento das 8h às 16h para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, um dia que reflete e conscientiza ainda mais a comunidade sobre a doença.
A ação ofereceu testes capilares para detecção de diabetes e orientação sobre a doença, visto o quanto é essencial informar a população sobre os tipos existentes, prevenir ou aprender a conviver com o diabetes tendo qualidade de vida.
Além disso, a ação contou com a Superintendência de Esportes que levou o Ativa P.A. até o local e animou a comunidade com atividades físicas durante a parte da manhã.
“Eu sou pré-diabética, e eu acho muito importante para saber se a gente tem, para ver se precisa fazer uma dieta, comer coisas diferentes. É muito importante!”, pontua uma moradora do município, Jovina Martins, de 60 anos.
“É para a saúde da gente, e temos que cuidar, não sabemos o dia de manhã. Tem gente que nem sabe que tem, então tem que procurar uma ação ou um postinho para saber se tem e cuidar ainda mais, ter mais proteção e saber mais do diabetes”, ressalta o morador do município, Paulo Fernando de Rezende, de 66 anos.
Melhor atendimento
Para melhor atender os pacientes hipertensos e diabéticos que necessitam de tratamento, a Prefeitura de Pouso Alegre conta com Centro de Educação Municipal Em Diabetes (CEMED) e Centro de Especialidades Maura Célia de Souza Faria que possui uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais).
Se você não tem diabetes, mas possui alguns fatores de risco, sugerimos que verifique como está o controle glicêmico em nossas ações ou vá até a UBS mais próxima de sua residência.
- Indivíduos com sobrepeso ou obesidade (IMC 25 Kg/m²); - História familiar de diabetes (desde que parente de primeiro grau); - História de doença cardiovascular; - Hipertensão arterial; - Dislipidemia com resultados de triglicérides >250mg/dl ou HDL-C menor que 35g/dl, - Síndrome dos ovários policísticos e Inatividade física, entre outros.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.