Dia Mundial do Diabetes: Ação da Prefeitura oferece testes gratuitos e orientações sobre a doença
Na próxima terça-feira (14) é comemorado o dia Mundial do Diabetes e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar uma ação para a população na Praça Senador José Bento das 7h às 16h. A data celebra a conscientização sobre a doença, que afeta mais de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo.
A ação da Prefeitura irá contar com testes capilares para detecção de diabetes e orientação sobre a doença, visto o quanto é essencial se informar, prevenir ou aprender a lidar.
“A pessoa que possui diabetes é mais que um lutador, é um vencedor em uma batalha diária com essa doença. Neste dia 14/11 vamos refletir sobre nossa saúde e passar a promover em nossa vida hábitos cada vez mais saudáveis, evitando o aparecimento do diabetes ou convivendo de uma melhor forma, que não interfira demasiadamente de quem possui a doença”, ressalta a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.
Melhor atendimento
Para melhor atender os pacientes hipertensos e diabéticos que necessitam de tratamento, a Prefeitura de Pouso Alegre conta com o Centro de Especialidades Maura Célia de Souza Faria que possui uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e outros profissionais).
Doença
O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, tendo como função quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando em energia para manutenção das células no organismo.
Existem alguns tipos de diabetes, sendo diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional, infantil, pré-diabetes, e cada um destes possui sintomas distintos e requer cuidados diferenciados. É uma condição crônica que quando não tratada corretamente apresenta altas taxas que podem levar a complicações em diversas áreas do corpo, como coração, artérias, olhos (retina), rins e até nos nervos, comprometendo membros inferiores.
O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos. A Federação Internacional de Diabetes estima que esse número chegue a 21,5 milhões em 2030.
Se você não tem diabetes, mas possui alguns fatores de risco, sugerimos que verifique como está o controle glicêmico nesta ação ou vá até a UBS mais próxima de sua residência.
- Indivíduos com sobrepeso ou obesidade (IMC 25 Kg/m²); - História familiar de diabetes (desde que parente de primeiro grau); - História de doença cardiovascular; - Hipertensão arterial; - Dislipidemia com resultados de triglicérides >250mg/dl ou HDL-C menor que 35g/dl, - Síndrome dos ovários policísticos e Inatividade física, entre outros.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.