Cultura: Pouso Alegre publica editais da Lei Paulo Gustavo
Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Cultura, publicou os editais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2023).
São três editais: apoio ao audiovisual, concessão de bolsas culturais e apoio a espaços culturais.
Podem se inscrever nos editais todo agente cultural do município, incluindo pessoas físicas, coletivos sem CNPJ, Microempreendedores Individuais - MEI, empresas, associações e outras entidades culturais.
Das Consultas Públicas, realizadas nos meses anteriores à publicação do edital, vieram apontamentos que estão nos editais: facilitação na inscrição, linguagem simplificada e texto objetivo, ações afirmativas, canais para sanar dúvidas e distribuição de recursos que pudesse oferecer um expressivo número de contemplados.
Assim também foram desenhadas as linhas de fomento, com apoio técnico do Conselho de Políticas Culturais e Patrimoniais de Pouso Alegre, por meio da Comissão Organizadora Executiva, que também apoiou a realização das consultas públicas.
A previsão é de seleção de 16 curta-metragens de audiovisual, até 15 videoclipes e videoartes, 4 propostas de cineclube, mostras e festivais de cinema, 50 propostas de bolsas para criação, difusão, formação e pesquisa cultural, além de projetos de apoio a salas de cinema, cinemas de rua e itinerantes, capacitação de profissionais de audiovisual e quitação de pequenos débitos de espaços culturais relativos ao período de pandemia.
Outra novidade esperada, a partir do texto da Lei Paulo Gustavo, são as cotas: 20% para pessoas negras e 10% para indígenas. "No município, a exigência da lei foi ampliada e garantiu também às mulheres, pessoas com deficiência - PCD e agentes culturais com histórico de trabalho com idosos, crianças e LGBTQIAP+, pontuação extra nos editais", explica o gerente de projetos culturais Renan Moreira.
Para criar o programa de editais, o Departamento de Projetos Culturais utilizou os modelos oficiais fornecidos pelo Ministério da Cultura aos municípios e teve como objetivo principal simplificar o momento da inscrição, com o mínimo de documentos anexos obrigatórios. No edital de maior público destinado a todas as áreas culturais, por exemplo, não é necessário enviar nenhum anexo. Todas as informações deverão ser fornecidas ao preencher o formulário de inscrição online e o proponente deverá comprová-las caso seja aprovado, na etapa de Habilitação, quando toda a documentação passa a ser obrigatória.
As inscrições permanecem abertas até o dia 13 de novembro e são realizadas, em regra, pela internet. Eventuais inscrições presenciais poderão ser agendadas pelos telefones (35) 3449-4123/4037. Inscrições em vídeo também poderão ser recebidas.
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