A Rua Lamartine da Silva Paiva, no bairro Jardim Olímpico, foi a primeira a receber o recapeamento a frio em Pouso Alegre. A técnica, ideal para vias onde o trafego não é muito intenso, é reconhecida pela fácil aderência ao piso, maior praticidade e rapidez na aplicação e durabilidade. A obra foi viabilizada com o ingresso de Pouso Alegre na Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (AMARP), sediada em Caldas-MG.
O Prefeito Rafael Simões, acompanhado dos vereadores Rodrigo Modesto, Bruno Dias e Oliveira Altair, esteve no local para conferir de perto o trabalho e ficou bastante satisfeito com os primeiros resultados. “Essa metodologia já é utilizada em cidades vizinhas com muito êxito e aqui também será um sucesso. Conversei com alguns moradores do bairro, que estão gostando muito. Quero pedir a todos que tenham um pouco de calma. A prefeitura planeja atender grande parte de Pouso Alegre com este tipo de serviço”, afirma.
O chefe do Executivo lembrou ainda dos gastos excessivos com operações tapa-buracos. “A gente gastava muito dinheiro sem resultados. Agora, estamos usando uma técnica de baixo custo que permite recapear as ruas por inteiro”, explica.
O vereador Rodrigo Modesto fez questão de ressaltar o empenho de Simões em encontrar soluções para os problemas de infraestrutura do município. “Desde o início de seu mandato, o prefeito não tem medido esforços nos trabalhos de recapeamento”, diz.
Bruno Dias destacou a importância da medida para a economia de Pouso Alegre. “A Prefeitura não está dando soluções paliativas e, sim, executando um serviço duradouro. Isso é uma medida de economia para a cidade”, elogia.
Para Oliveira Altair, devido ao tempo em que o município foi asfaltado, as operações tapa-buracos se tornaram inviáveis. “O método é de grande importância. Com este recapeamento teremos maior durabilidade do trabalho”, comenta.
AMARP
A Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Pardo existe há mais de 30 anos. Em 2016 foi transformada em Consórcio Público Multifinalitário, tornando-se responsável pela infraestrutura de vários municípios. O carro-chefe é a usina de micro revestimento asfáltico a frio, que atende não só vias urbanas, como também a zona rural.
Para a obra no bairro Jardim Olímpico será utilizado micro revestimento asfaltico com polímeros (pedrisco, cimento e material asfáltico). A mistura passa pela usina e é aplicada a frio sobre o piso/solo a ser recapeado.
Segundo o engenheiro José Borges, responsável pela obra, a economia de recursos com o método de recapeamento a frio pode chegar a 50% em relação ao método tradicional.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.