Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Votação para Conselho Tutelar é neste domingo (1º): Conheça os candidatos


Neste domingo (1°) será realizada a votação para o Conselho Tutelar, das 8h às 17h, na PEM Monsenhor Mendonça, na Praça João Pinheiro. São quatorze candidatos disputando cinco vagas para este conselho.
A eleição ocorre em data unificada em todo o território nacional a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Conheça um pouco mais sobre os candidatos ao Conselho Tutelar

•    Aline Ferreira - 01

“Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, filha da professora aposentada D. Elza ( Colégio Estadual e CIEM São Geraldo), casada, vim do setor privado , iniciei meu trabalho com crianças no ano de 2014 como professora do Ministério Infantil da Igreja Assembléia de Deus Central e estou como Conselheira Tutelar desde 2016, tentando a reeleição para continuar o meu trabalho atuando junto com a rede de proteção na garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso municipio. Me aperfeiçoei realizando cursos presenciais e on-line com palestrantes especialistas na área, curso de Mediação de Conflitos pelo CNJ, Curso o Conselho Tutelar e a Proteção Integral, Principais Interlocutores do Conselho Tutelar e O novo Direito da Infância e Juventude no Brasil pela Abeline Cursos, O que faz um bom Conselho Tutelar pela Intitula Cursos.”

•    Bruno Vihena -02

Me chamo Brunno Augusto Silva Vilhena, tenho 28 anos e estou atualmente cursando Direito na FDSM. Sou filho da Cida Vilhena, que dedicou sua carreira como professora na Escola Estadual Vinicius Meyer. Ao longo da minha trajetória profissional, participei ativamente de vários projetos sociais destinados a beneficiar as crianças e adolescentes no município. Gostaria de destacar especialmente o meu comprometimento na Creche do Jardim Redentor, onde desempenhei como servidor desde o primeiro dia de funcionamento até o final do ano de 2022. Durante esse período, tive a oportunidade de interagir diretamente com diversas famílias e observar de perto os desafios que elas enfrentam no que diz respeito à educação de seus filhos e à garantia dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Pouso Alegre é uma cidade em constante crescimento populacional, e esse crescimento traz consigo uma série de desafios, especialmente no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Compreendendo a importância vital do Conselho Tutelar nesse contexto, e é por isso que coloco meu nome à disposição como candidato a esse órgão.


•    Darlete Perrone - 04

Graduada em Serviço Social, atuou como voluntária em diversas entidades filantrópicas: APAC – Associação de Proteção ao Condenado, AE- Amor Exigente, CTN – Centro de Tradições Nordestinas, entre outras. Foi uma das idealizadoras da Cooperativa de Artesanatos Maria...Maria, fomentando a geração de renda, para as mulheres em vulnerabilidade social. Foi Vice-diretora no CIEM São Geraldo em 2009 e Vice-diretora no CIEM de FATIMA em 2011. Em 2015 assumiu o PEMSE – Programa de Execução de Medida Sócio Educativa, em meio aberto, como Coordenadora de L.A. – Liberdade Assistida. Em 2015, foi eleita CONSELHEIRA TUTELAR para o mandato de 2016 a 2020, com um trabalho reconhecido pela população, tanto pelo seu desempenho profissional, como pela forma humana de acolher a todos e todas, na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

•    Tia Débora - 05

Me chamo Débora Fernandes, sou auxiliar administrativo, possuo ensino médio completo. Sou mãe e avó. E há 23 anos me dedico ao trabalho voluntário com crianças e adolescentes inicialmente na cidade do Rio de Janeiro e a partir de 2005 retornei para Pouso Alegre. Conhecida como tia Débora por crianças, adolescentes e seus respectivos responsáveis, sempre buscando orientar e contribuir com as famílias. Desejo entrar para o Conselho Tutelar e continuar contribuindo para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos.

•    Fred Couto – 06 

Olá meu nome é Fred Couto sou Professor formado em Publicidade e Propaganda e Letras. Sou pós graduado em Docência no ensino Superior e Mestre em Ciências da linguagem. Fui gestor educacional do Polo Uaitec onde trabalhei com inclusão social de jovens e adultos através de formação profissional. Fiz parte da presidência do Lions Club, sou voluntário das apacs e de outros trabalhos sociais.

•    Jane Eneas – 07 

Meu nome é Jane Eneas sou casada e mãe de dois filhos, estou atualmente conselheira Tutelar...estou concorrendo a reeleição e tenho experiência no campo da assistência social, trabalhando anteriormente em projeto social e com dependentes químicos. Estou comprometida em proteger e promover os direitos de nossas crianças e adolescentes; com empatia, determinação e integridade, desejo manter o trabalho incansável com o qual me comprometi nos últimos anos para garantir os direitos das crianças e adolescentes de nossa comunidade. Conto com seu apoio para juntos construirmos uma comunidade acolhedora e protetora para nossas crianças e adolescente.  Vote 07 Jane Eneas. 

•    Joane Moara - 08


Experiência e Comprometimento: “Minha experiência: sou mãe, técnica em enfermagem, atuei em hospital, home care e posto de saúde, estudante de serviço social, trabalhei como orientadora social nos CRAS, pioneira do CRAS Volante, fui conselheira por um ano, tudo isso me capacitou para enfrentar os desafios do Conselho Tutelar de maneira eficaz. Peço o seu voto para que possamos trabalhar juntos e garantir que as crianças e adolescentes tenham um futuro seguro e cheio de oportunidades.”


•    Fátima Gusmão -09

Casada há 42 anos, católica, Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão e proclamadora da palavra na Paróquia de Santo Antônio. Trabalhei em escola estadual por 20 anos, com crianças e adolescentes. De 2005 a 2008 atuei na Prefeitura de Pouso Alegre na função de Diretora Administrativa da Secretaria de Saúde e por um período como Secretaria Municipal de Saúde. De 2009 a 2012 atuei como assessora parlamentar na Câmara Municipal e de 2013 a 2019 ingressei na iniciativa privada como Diretora Administrativa de uma empresa de segurança. 


•    Márcia Cristina Ribeiro Paiva - 10

Possui experiência em projetos sociais, dedicada a ações de apoio as famílias, moradores de rua e dependentes químicos em situação de vulnerabilidade. Como estudante de pedagogia, atua como monitora de apoio na área de inclusão social na Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão, no bairro São Geraldo. Apaixonada pelo bem-estar das crianças e adolescentes, e com sólida experiência em trabalhos sociais voltados para essa faixa etária, está comprometida em assegurar seus direitos e dignidade, oferecendo suporte às famílias.

•    Márcia Abençoada - 11
Marcia Ferreira Cano, (Márcia Abençoada 11) funcionária pública, atualmente na saúde, professora, pós em serviço social, gastrônoma (especialização em alimentação inclusiva). Atuei como Orientadora social por mais de 4 anos na área de proteção integral a crianças em situação de vulnerabilidade, inclusive na zona rural, com extensão aos adolescentes e suas famílias. Cristã evangélica, conservadora, em favor da família, mãe de 4 filhos abençoados e bem encaminhados na vida, Bruno, Giulia, Rafaela e Paula.

•    Nathália Delgado - 12

Olá, meu Nathalia da Silva Delgado, tenho 28 anos sou casada e mãe de duas crianças, uma de 8 anos e outa de 3 anos de idade. Sou natural de juiz de fora, mas moro em Pouso Alegre a mais de oito anos. Trabalhei por 10 anos na educação infantil, auxiliando no desenvolvimento de crianças entre 6 meses à 4 anos e garantindo o estreitamento dos laços familiares. Atualmente trabalho como supervisora de medidas Socioeducativa (PENSE) no Centro de Referência Especializado de Assistente Social (CREAS) do Município de Pouso Alegre, com adolescentes e Jovens entre 12 e 21 anos, garantindo a ressocialização dos mesmos junto da sociedade. Também, integro a equipe do Conselho de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que têm o objetivo de melhorar a cobertura e qualificar a rede de proteção social contra a exploração do trabalho infantil.


•    Pollyana Ferracioli Teobaldo - 13

Meu nome é Pollyanna Ferracioli Teobaldo, sou filha dos professores Luiz Eustáquio Ferracioli e Maria Lucienne, mãe de 3 filhos e casada há 23 anos. Atuo há 23 anos na área social, sendo 11 deles como conselheira tutelar em nosso município.  Estou pleiteando meu 4º mandato para através do seu voto de confiança continuar através de minhas atribuições zelar pelos direitos de crianças e adolescentes.

•    Stela - 14

Meu nome é Stela Barbeiro, nascida em Santa Rita do Sapucaí, formada em contabilidade e estou pleiteando a uma vaga de conselheira tutelar para trabalhar em prol das crianças, adolescentes e suas famílias, sempre visando o bem-estar e segurança. Tenho larga experiência com crianças e adolescentes, pois trabalhei na antiga Guarda Mirim, Fundação PROMENOR, Projeto PEMSE (Programa de Execução de Medidas Socioeducativas) e no Conviver (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) com crianças de 05 a 12 anos, e no Conselho Tutelar como suplente. Sou a candidata Stela Barbeiro e meu número é 14. Conto com o apoio de todos. Obrigada!


•    Vanessa Prado - 15

Meu nome é Vanessa Silveira do Prado, tenho 41 anos e minha carreira foi desenvolvida na área da educação. Concluí meu curso de Pedagogia em 2007 e desde então exerci várias funções dentro do setor educacional, sendo que, nos últimos treze anos, meu trabalho foi voltado à coordenação pedagógica. Neste cargo planejei e executei ações pedagógicas, contribuindo positivamente para a busca de soluções para os problemas identificados, sempre visando as necessidades dos alunos, estreitando os laços com toda a comunidade escolar, acolhendo-os com respeito e amor. Sempre prezei por uma educação humanizada, valorizando a integralidade de cada aluno, seus problemas, dores, aflições, vontades e desejos. Se eleita como conselheira, me comprometo a manter o meu olhar humanizado nas questões que envolvem as crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade, para assim, cumprir com eficácia minha missão social de executar com zelo as atribuições que me forem confiadas através do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Sobre o Conselho

O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e segue sendo um setor permanente e autônomo, que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. 

A missão institucional deste conselho consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e também, a convivência comunitária.


  • Compartilhe:
  • Por: Texto: Isabela Freitas/Foto: Tales Souza

Última modificação em 29/09/2023