Pouso Alegre avança e conquista o 33º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios brasileiros
Nesta quarta-feira (23), o Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o resultado do ranking de Competitividade dos Municípios brasileiros. Pouso Alegre é citada como a 4ª cidade mais competitiva de Minas Gerais e a 33º do Brasil. O município está avançando cada vez mais e se mostra a frente de outros munícipios da região como Varginha (59º), Poços de Caldas (79º) e Itajubá (43º).
Dentre os potenciais do município que se destacam, está o acesso à educação, que registrou o avanço de 41 pontos e se encontra na 145º posição, e também a qualidade da educação, que avançou e ocupa a 78º posição. A inserção econômica avançou 20 pontos e conquistou a 59º posição. E o saneamento registrou um aumento de 36 pontos, passando a compor o 95º lugar no cenário nacional.
Foram analisados 410 municípios com mais de 80 mil habitantes, em todo território nacional. A pesquisa é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
“Competitividade é a capacidade que um governo possui para entregar maior bem estar social e elevar o padrão da população, e essa consulta ao ranking nos possibilita uma conduta mais assertiva na administração da cidade. Essa é uma ferramenta poderosa para a construção, execução e monitoramento de políticas públicas, visando sempre o melhor para os munícipes”, salienta o Prefeito Cel Dimas.
Ações e parcerias
“Para promover o desenvolvimento econômico, a Prefeitura está sempre aberta a parcerias, como a parceria com o Acessuas Trabalho, que prepara cada pessoa para o mercado de trabalho e o CAC que auxilia no preenchimento de vagas de emprego disponíveis no município. Além dos atrativos naturais, como a localização estratégica, fundamental no planejamento logístico, temos nos esforçados em aprimorar a recepção de novos investimentos e no ambiente de negócios, que ao final se traduzem em mais emprego e renda à nossa população. O Ranking do CLP nos mostra que estamos no caminho certo, ao mesmo tempo nos sinaliza pontos que precisam ser melhorados”, pontua o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.