Jardim Olímpico é primeiro bairro a ganhar recapeamento a frio
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre deu início ao asfaltamento e recapeamento a frio em vários pontos da cidade. Jardim Olímpico é o primeiro bairro contemplado com o método, que além de ser mais econômico, também é mais eficiente que o convencional.
O aposentado Expedito Braz, que mora no local há 24 anos, contou que esta é a primeira vez que vê um recapeamento em sua rua, até então o bairro só passava por operações tapa-buraco. “Eu estou achando ótimo”, comemora.
Para a dona de casa Lúcia de Andrade Socha, que está no Jardim Olímpico há quase 20 anos, a chegada das máquinas representou um alívio. “Peço isso há mais de seis, sete anos”, conta.
Já Marinei Luiza da Fonseca, que vive há 18 anos no bairro, ressalta que os moradores sempre tiveram que conviver com os buracos nas vias. “Eram tampados, mas aí vinha a chuva e o problema voltava. O recapeamento vai melhorar a vida da população”, afirma.
O prefeito Rafael Simões garantiu que operações tapa-buraco serão raras em Pouso Alegre “Nós estamos abandonando esta prática e vamos recapear o maior número possível de ruas. Temos o compromisso de entregar uma malha viária de boa qualidade e é o que vamos fazer. A população vai ficar muito satisfeita com o resultado.”, enfatiza.
A primeira via a ser recapeada é a rua Lamartine Silva Paiva, mas o trabalho da prefeitura vai se estender por todo bairro. Inicialmente serão recapeapos 30 mil m². No total serão 60m mil m² de asfaltamento e recapeamento a frio na cidade.
No início do ano a Administração, com apoio da Câmara Municipal, firmou um importante convênio com a Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Pardo (AMARP), responsável pela execução do trabalho.
Sobre o método a frio
O asfaltamento a frio tem menor custo e maior durabilidade que o sistema convencional, além de aderir melhor ao piso, não grudando ou colando no solo como a versão a quente. A aplicabilidade é 50% mais rápida que o meio convencional e exige menos mão de obra. Outra vantagem é o prazo para liberação das vias, que também é mais curto.
Sobre AMARP
A Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Pardo existe há mais de 30 anos. Em 2016 foi transformada em Consórcio Público Multifinalitário, tornando-se responsável pela infraestrutura de vários municípios. O carro-chefe é a usina de micro revestimento asfáltico a frio, que atende não só vias urbanas, como também a zona rural.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.