Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Centro Pop promove encontro entre familiares e pessoa em situação de rua


O Departamento de Pessoas em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Pouso Alegre, que engloba o Centro Pop e o Cemapa (albergue), protagonizou nos últimos dias, mais uma história de reencontro com final feliz. Desta vez, a localização de uma pessoa que estava desaparecida uniu mais uma família que veio a Pouso Alegre, pelo empenho e dedicação dos servidores do Centro Pop.


André Luiz dos Santos, um jovem de Hortolância (SP) veio parar em Pouso Alegre no final do ano passado. Após sofrer um grave acidente na rodovia Fernão Dias e ficar internado no Hospital Regional por quase três meses, devido a uma cirurgia complexa na perna, e receber alta, ele não tinha qualquer referência familiar no município e apresentava sinais de transtornos mentais.


Após receber alta, André Luiz, que foi atropelado e encontrado numa vala de esgoto, bastante enfraquecido foi acolhido no Cemapa, local para onde são encaminhadas as pessoas em situação de rua que não têm para onde ir.


O diretor da unidade, Augusto Pereira de Souza, que liderou a busca pela família de André Luiz conta que após a alta médica, o paciente foi encaminhado ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para avaliação e, apesar das poucas informações que obtiveram, conseguiram localizar a família. “Ele dava um nome e, através de pesquisas, conseguimos entrar em contato com o pai. Ele saiu de casa, sem os remédios e a família já o dava como morto”, declara.


O reencontro com o pai de André Luiz, Armando Pedroso Siqueira e o irmão, Arnaldo Luiz dos Santos aconteceu no início de março. “Agradeço bastante o pessoal aqui de Pouso Alegre por ter dado assistência nesses quatro meses pra ele. Que Deus abençoe”, agradeceu o pai emocionado.


Para o diretor, como todos os encontros promovidos através do Centro Pop, entre familiares e pessoas em situação de rua, este também foi emocionante. “Ver um ente querido ser reacolhido pela família, ver as lágrimas, a gente também solta algumas lágrimas, é bastante emocionante e é a finalidade do nosso trabalho”, conclui.


Centro Pop já retirou das ruas de Pouso Alegre mais de 500 pessoas
O Departamento de Pessoas em Situação de Rua forneceu quase mil passagens de ônibus no último ano
As pessoas em situação de rua atendidas no Centro Pop recebem toda a assistência para restabelecer laços familiares. Só no ano passado, mais de 900 pessoas retornaram ao convívio familiar, por ação direta do Centro. Quase mil passagens de ônibus foram fornecidas para aqueles que desejam retornar à terra natal e não dispõem de recursos para a viagem.


Aquelas que optam por continuar nas ruas contam com banhos, lanches, lugar para guardar seus pertences e até retirada de segunda via de documentos. Também é disponibilizado aos usuários, um quadro com ofertas de vagas de emprego para os que pretendem voltar ao mercado de trabalho.


Serviços oferecidos no Centro Pop – Pouso Alegre
Marcação de consultas médico-odontológicas;
Ligações telefônicas para contatar familiares;
Encaminhamentos para os CAPS (para tratamentos psicossociais);
Visitas a lares visando o restabelecimento de vínculos com as pessoas que vivem nas ruas, mas possuem famílias no município;
Cadastro no Bolsa Família;
Grupos de convivência, ministrados por psicólogos;
Grupos de artesanato, visando ensinar a manufatura de objetos, a fim de buscar autonomia financeira;
Atendimentos multiprofissionais (psicólogos e assistentes sociais);
Encaminhamento para retirada de segunda via de documentos;
Apoio diário e constante do Consultório de Rua, serviço realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 


  • Compartilhe:
  • Por: ASCOM

Última modificação em 15/03/2018

  Imagens