Cultura lança edital de ocupação do Centro Cultural
A Superintendência de Cultura publicou na segunda-feira (15) o primeiro edital do ano. O Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, que abriga a Biblioteca Municipal, o Polo de Artes, a Academia Pouso-alegrense de Letras e eventos da cultura, abre espaço para propostas que tenham como objetivo o desenvolvimento de atividades não abertas ao público, mas de grande relevância para o município, como ensaios e reuniões regulares de agentes e grupos atuantes. O principal objetivo é contemplar o exponencial número de iniciativas que contribuem massivamente para a cultura, enquanto vetor de desenvolvimento humano, e que necessitam de um espaço próprio para o desenvolvimento de suas ações, como grupos artísticos, coletivos, entidades culturais e propostas individuais.
Nesse viés, o Edital de Chamamento Público nº 01/2018 visa a seleção de propostas da sociedade civil que tenham por objetivo a ocupação do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes com atividades artísticas e culturais, como estímulo à criação, respeitando sua liberdade, à preservação, divulgação, pesquisa, experimentação, capacitação e fruição artístico-cultural.
O lançamento do edital é também um compromisso de continuidade das políticas culturais do município. Desde 2015, o edital seleciona propostas para ocupação de equipamentos culturais de Pouso Alegre. Inicialmente, desenvolvido na Casa da Cultura Menotti Del Picchia, o programa foi transferido para o Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes no ano passado, contemplando reuniões de coletivos, ensaios de dança e teatro, pesquisas de grupos artísticos e estudos de arte e cultura. Amparado legalmente pelas Leis nº 5.407/2013 e 5.745/2016, que tratam do Sistema e do Plano Municipal de Cultura, respectivamente, o chamamento público para a ocupação do Centro Cultural também reforça o vínculo entre a comunidade e a administração pública para a execução da política municipal para a cultura.
Podem participar do edital pessoas físicas e jurídicas, com comprovada atuação artística ou cultural. Além de ler o Edital, disponível online no site da Prefeitura ou em formato físico na Superintendência de Cultura, os interessados deverão realizar a inscrição pessoalmente, com a entrega de documentos obrigatórios e Ficha de Inscrição preenchida até o dia 26. Dessa vez, a análise das propostas também levará em conta o plano de trabalho de cada proposta, com a ideia de valorizar iniciativas prioritárias e atuantes. As propostas selecionadas usarão o Centro Cultural de fevereiro a julho de 2018.
Mais informações na Superintendência de Cultura, pelos telefones (35) 3449-4123 / 4125 ou pelo e-mail [email protected].
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.