Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Secretaria de Saúde comunica novo endereço do CTA


A Secretaria Municipal de Saúde está comunicando o novo endereço do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, que anteriormente funcionava na Rua Professor Jorge Beltrão, 135 e foi transferido para a Rua Afonso Pena nº 278, também no centro de Pouso Alegre.


O CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento atende toda comunidade com dúvidas em relação a sua condição sorológica para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), também conhecidas como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O atendimento é gratuito e se dá tanto à demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde.


Os serviços oferecidos são: Testagem rápida para o HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C; Encaminhamento para profilaxia pós-exposição sexual – PEP; Acompanhamento e tratamento de casos positivos de HIV e encaminhamento de casos de hepatites tratamento em serviços especializados, diagnosticado e tratamento de tuberculose e hanseníase.


O sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste são garantidos, sendo que o paciente recebe total acompanhamento e orientação. Para a testagem, são disponibilizados preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, que podem ser retirados em vários espaços na unidade.


O que é teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C? A vantagem nos testes atuais está na rapidez do resultado. Em média 15 minutos.
Como é feita a testagem? Aconselhamento antes ou após a coleta de material para o teste; Coleta de sangue (apenas uma picada na ponta do dedo!), análise e laudo; Entrega do resultado e orientações.


Qual a importância de fazer o teste? É importante saber o quanto antes se você tem HIV, Sífilis ou Hepatites. Assim, você inicia o tratamento no momento certo, o que pode lhe trazer mais qualidade de vida. Em caso de gravidez, mães soropositivas têm grandes chances de terem filhos sem HIV se seguirem o tratamento.


  • Compartilhe:
  • Por: ASCOM

Última modificação em 03/01/2018

  Imagens