CEMAPA promove ação de saúde para pessoas em situação de rua
O Centro Municipal de Acolhimento de Pessoas Adultas (CEMAPA) da Secretaria de Políticas Sociais promoveu na quinta-feira (16), uma ação em saúde para as pessoas que utilizam o local para pernoitar e aos usuários do Centro Pop. A ação, coordenada pela equipe ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jardim Yara, teve o apoio de residentes da Faculdade de Medicina (Univás) e servidores que atuam no CEMAPA e no Centro Pop.
As pessoas que utilizam o CEMAPA, que só neste ano já atendeu mais de 10 mil usuários para pernoites, banhos e refeições, na maioria dos casos encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Com a ação essas pessoas puderam contar com encaminhamento e tratamento de doenças como as DSTs (Doenças Sexualmente Transmitíveis) e outras que podem ser tratadas na unidade ESF do Jardim Yara.
A médica Ana Maria Andrade, da ESF do Yara, responsável pela articulação da ação no CEMAPA, destaca a importância destas atividades no sentido de trabalhar a prevenção e o tratamento de doenças como Hepatite e Aids. “Este evento é de extrema importância, uma vez que trabalhamos a política de redução de danos na população exposta a riscos, vulneráveis, que não tem família. De uma certa forma, tentamos melhorar a qualidade de vida dessa população”, explica.
As pessoas que estavam no CEMAPA tiveram acesso à coleta de sangue, testes glicêmicos, orientações sobre a importância do uso do preservativo e testes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de acompanhamentos individuais quanto ao uso de drogas e fornecimento de medicamentos para o tratamento de parasitoses.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.