Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde no bairro Algodão


 Na manhã de domingo, 24 de outubro, mais uma Unidade Básica de Saúde foi entregue para a população de Pouso Alegre, desta vez no bairro Algodão. A nova unidade leva o nome da saudosa Maria Joana Barbosa e contará com equipes de saúde da família, médicos, dentistas e enfermeiros.
 
Durante a solenidade, dois momentos foram marcantes. Um deles, a história de um morador do bairro que precisou de uma cirurgia no pulmão. “Eu sangrava um copo de sangue por dia e eu tentava a 8 anos de uma cirurgia que apenas era feita Belo Horizonte. Fui na secretaria e rapidamente a equipe marcou pra mim, no outro dia eu estava em Belo Horizonte. Meu pulmão estava completamente comprometido, hoje sou muito grato pela saúde de Pouso Alegre, estudo no conservatório e toco saxofone.” comemora, Benedito.
 
O outro momento marcante foi lembrar do caso da pequena Natasha, que nasceu na antiga unidade do Algodão, que atendia em um espaço na escola do bairro e recebeu todos os cuidados necessários pela equipe de saúde. “Esses são detalhes que movem a saúde. A saúde é feita de emoção, de vida, de alegria. E com essa Unidade de Saúde novinha, eu tenho certeza que teremos novas histórias para contar.”, relata, emocionada, a Secretária de Saúde, Silvia Regina.
 
Maria Joana Barbosa
Maria Joana Barbosa dá o nome à unidade. Ela é natural de Pouso Alegre e sempre morou no bairro Algodão. Era solteira e criou os 3 sobrinhos como se fosse seus filhos após sua irmã falecer.
 
Maria era uma pessoa muito querida pela comunidade. Responsável por aplicar as injeções em pessoas da comunidade, cumpria os horários à risca, mesmo que muitas vezes precisasse ir até a casa de cada paciente.
 
Seu maior desafio foi durante a pandemia da Gripe Asiática durante os anos de 1957 e 1958, quando muitas pessoas da comunidade ficaram de cama. Sempre disposta, Maria Joana foi uma pessoa muito querida e importante para todos da região.
 
“Representar a família Barbosa pra mim é um orgulho. E ver o tanto de melhorias que chegaram a nossa comunidade é inacreditável. Todos nós da minha família estamos felizes com essa homenagem para minha tia, que ajudou muito o nosso bairro.”, afirma Alexandre Barbosa, sobrinho da homenageada.


  • Compartilhe:
  • Por: Andr? Vince - ASCOM

Última modificação em 25/10/2021