Livro infantil inspira ações transformadoras na Educação
Foi uma noite mágica, de narração de sonhos, de emoções extravasadas, a de quinta-feira (26) quando a Escola Municipal Rural são Benedito, do bairro Maçaranduba, reuniu representantes da comunidade escolar para uma apresentação teatral sobre a releitura do livro “O Vestido Azul”, de autoria da escritora carioca Sandra Aymone.
O local foi o plenário da Câmara Municipal, improvisado em teatro e que acolheu professores, pais de alunos e esses próprios, todos enlevados pela história de uma menina pobre que, após ganhar do seu professor um vestido azul, inspirou toda uma comunidade a efetivar ações transformadoras que resultaram em mudanças positivas nos seus moradores.
Segundo a secretária de Educação e Cultura Leila de Fátima Fonseca, o evento “é mais uma etapa do Projeto Educação, que veio trazer mudanças profundas em escolas, alunos, professores e diretores. Esse projeto, além de uma transformação na estrutura física das escolas, através de reformas dos prédios e ampliações a cargo dos parceiros, marca o início de novos tempos, de uma etapa jamais vivenciada pela comunidade escolar municipal”, revela.
A escritora Sandra Aymone, autora da releitura do livro “O Vestido Azul”, esteve presente. Ela é autora de mais de 30 títulos infantis editados com apoio da Fundação Educar Dpaschoal. Sobre o evento ela se disse emocionada com o carinho recebido em Pouso Alegre e muito contente em ver que uma de suas obras foi escolhida para sugerir as ações da Secretaria Municipal de Educação para redimensionar um projeto criado na atual administração municipal – O Projeto EducAção – que tem o propósito de impulsionar todo o segmento educacional e transformar pessoas. O projeto se estende ainda à inferaestrutura das escolas, dotando-as de melhores condições para o ensino, conforme parcerias com a iniciativa privada e instituições.
O Projeto EducAção inclui o chamamento de empresas, instituições e demais forças ativas da comunidade para, com a administração municipal, assumir as responsabilidades com objetivo de melhorar o setor educacional no município. Assim, terceiros foram convidados para apadrinhar as escolas, um sistema de adoção que tem por finalidade zelar e dotar de melhoramentos a unidade escolhida. Das 34 escolas que compõem a rede municipal de ensino, 17 foram restauradas. Elas receberam uma reforma geral e algumas até mesmo foram ampliadas, estando em plenas condições de receberem os alunos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.