Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Ações de prevenção são tomadas para evitar futuros incêndios em área de mata


 Nas últimas semanas, Pouso Alegre tem sofrido com as ocorrências de queimadas. Uma delas atingiu o Horto Florestal causando danos para a flora e a fauna.
 
O tempo seco e os hábitos como jogar pontas de cigarros, acender velas em rituais religiosos, soltar balões, fogos de artifício, colocar fogo no lixo e fazer fogueiras por exemplo, podem dar início a um grande incêndio florestal ameaçando a biodiversidade e as comunidades localizadas próximas as áreas florestais.
 
“Quando um incêndio entra na mata, a operação exige mais dos profissionais, uma vez que essas áreas são de difícil acesso, dificultando a chegada dos bombeiros até o foco do incêndio. Por isso pedimos para a população que se conscientizem e ao verem um incêndio, liguem imediatamente para a Defesa Civil ou Bombeiros”, alerta o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Renato Garcia.
 
Com objetivo na prevenção de queimadas, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está tomando medidas preventivas para diminuir os incêndios florestais. Dentre essas medidas estão à manutenção de aceiros, campanhas preventivas, monitoramento das áreas mais sensíveis e rondas periódicas pelos bombeiros militares.
 
Outra ação importante é a manutenção de cercas da divisa do Horto. Rebanhos de gado de propriedades rurais vizinhas que ocasionalmente entram na floresta para pastar, causam pisoteamento e compactação do solo, provocando alteração no ambiente natural e prejudicando os animais silvestres.
 
Para denunciar o crime ambiental, basta ligar para o Corpo de Bombeiros no 193 ou para a Defesa Civil no (35) 3449-4317.


  • Compartilhe:
  • Por: Ascom

Última modificação em 27/07/2021

  Imagens