Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Lei de Incentivo à Cultura: divulgado o resultado das eleições da CMAS


Nesta quinta-feira, 15 de julho, a Superintendência de Cultura publicou o resultado da Assembleia de Eleição da CMAS - Comissão Municipal de Avaliação e Seleção. Participaram 27 votantes, que elegeram os 6 membros representantes da sociedade civil na composição da Comissão. O processo, coordenado pela Superintendência, foi exclusivamente online e contou com cadastramento prévio e dois dias de votações.

De 5 a 11 de julho, trabalhadores da cultura, artistas, produtores culturais, estudantes, pesquisadores, curadores e agentes das mais diversas áreas culturais se cadastraram para participar da eleição da Comissão Municipal de Avaliação e Seleção, a CMAS, que analisa os projetos destinados à Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Candidatos e votantes realizaram seu cadastro exclusivamente de forma online através do formulário eletrônico em link apontado no edital, podendo se cadastrar pessoas físicas domiciliadas em Pouso Alegre e que exerçam atuação artística e cultural há pelo menos dois anos.

Nos dias 13 e 14 de julho os votantes e candidatos cadastrados previamente puderam participar da Assembleia de Eleição, também de forma online através de link enviado diretamente aos participantes cadastrados.

A votação foi feita a partir da plataforma Google Forms, onde o participante informou seu nome completo e n° do Cadastro de Pessoa Física – CPF, Cada votante, segundo orientação constante no próprio formulário, votou em até seis candidatos de sua preferência.

Conheça os eleitos para compor a comissão:

MAGDA BAST (MAGDA AMÉLIA SOUZA DOS SANTOS): Experimentadora nas artes visuais, com trabalhos em Fotografia e Cinema, e na área artesanal, além de agente cultural desde 2010. De 2010 a 2015 atuou na Prefeitura de Pouso Alegre como Chefe de projetos Culturais, Diretora de Turismo e Diretora de Cultura, De 2015 a 2016 foi Coordenadora do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo. É Analista de Serviços Sociais (Cultura) no Sesc Pouso Alegre desde 2016. Esteve à frente com 26 votos.

NATÁSSIA MEIRELLES FARIA: Desenvolve pesquisa e atividades em coletivos culturais desde 2010; colaboradora do Movimento Laranja, coletivo criativo e colaborativo da cidade de Pouso Alegre; membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimoniais de Pouso Alegre (2017) e da Comissão Municipal de Avaliação e Seleção de Projetos Culturais de Pouso Alegre (2019/2020). Com 24 votos.

MAYKE RICELI DE SOUZA: Servidor efetivo da Câmara Municipal de Pouso Alegre, atuando como agente cultural do Museu Tuany Toledo desde 2005. No cargo de diretor do Museu desde 2017. Graduado em Letras e pós-graduado em Museografia e Patrimônio Cultural. Graduando-se em História. Nascido em Pouso Alegre em 1985. Com 17 votos.

KARINA NIRVANA RIBEIRO: Empreendedora cultural, há 23 anos dando oportunidades para artistas apresentarem seu talento através da música, artesanatos e pintura. Com 16 votos.

MARLI B. O. ANDRADE: Trabalha com artesanatos manuais de vidro, mdf, meia de seda, e auxilia venda de artesanatos em cabaça na Praça da Catedral. Também é jornalista profissional. Com 15 votos sendo 53,6% dos votantes.

ROBIRENE MONTE MIRANDA: Artesã e Presidente da Associação de Artesanato. Com 14 votos.

A Comissão

Criada pela Lei Municipal nº 3.923/2001 e regulamentada pelos Decretos nº 4.075/2013 e nº 4.843/2017, a CMAS é o órgão colegiado que avalia e seleciona os projetos destinados à Lei Municipal de Incentivo à Cultura. É composta por doze membros de comprovada idoneidade, sendo seis representantes da Administração Pública e seis representantes eleitos do setor cultural da sociedade civil, com seus respectivos suplentes, nomeados pelo Prefeito através de Portaria. O mandato dos membros na Comissão é de um ano, podendo ser reconduzidos por igual período.

Nos últimos dois anos, a CMAS trabalhou na análise de mais de trinta projetos das mais diversas áreas, como música, dança, teatro, fotografia, cinema, literatura, artes plásticas e intervenção urbana, decidindo sobre o orçamento, além de pontos como a acessibilidade e o potencial de sustentabilidade das ações, critérios que asseguram a qualidade dos projetos culturais a serem incentivados pela Prefeitura.

Clique aqui e confira o edital com o resultado da eleição.


  • Compartilhe:
  • Por: Ascom

Última modificação em 15/07/2021

  Imagens