Festival de Gastronomia recebe grande público e vai até o dia 22
Um público desejoso de conhecer e degustar as delícias da culinária, principalmente a comida mineira que é o ponto alto do evento, tem comparecido ao Festival de Gastronomia que acontece até o dia 22 deste mês na Av. Prefeito Tuany Toledo, já consagrada com o título de “Via Gastronômica”, referência à grande concentração de restaurantes, bares e churrascarias existentes no local.
A cozinha mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. São histórias bem brasileiras que remetem à época dos escravos do ciclo do ouro, das pedras preciosas e que levam a cidades importantes como Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas, Diamantina, Sabará e muitas outras, onde se escreveram muitas páginas sobre Minas e o Brasil. Assim, esse projeto compreende uma série de ações no sentido de reforçar a gastronomia como um bem imaterial do Estado de Minas Gerais.
Com apoio das Superintendências de Cultura e de Lazer e Turismo, desde o dia 07 deste mês acontece o Festival de Gastronomia, envolvendo cozinhas-shows, apresentações culturais e área de alimentação. O evento de rua vai até o dia 22 (domingo) e é aberto ao público, não havendo cobrança de ingressos. As barracas de comida são administradas por instituições como a Creche do Foch, Rotary, Casa Dia, SOS Fraldas, curso de gastronomia da Univas e Casa São Rafael, que têm todo o retorno da comercialização durante o evento.
As cozinhas-shows são ministradas por Gabi Mahamud, Chef Michele Silva, Chef Lud Fonseca, Chef Fábio Chagas e Chef João Pereira, pela Prática Fornos, e pelo Chef Ederson Teixeira convidado de Belo Horizonte. A chef Gabi Mahamud, que recentemente foi selecionada para um evento da ONU na Dinamarca e estagiou no restaurante Relae, em Copenhagen, premiado com Estrela Michelin e considerado o melhor do mundo em termos de sustentabilidade, fala da importância do Festival: “Ações nesse formato são fundamentais para a ocupação do espaço público, para universalização do acesso à cultura e aproximação do entendimento da gastronomia como cultura”. Já as apresentações culturais incluem Dança Flamenca, Dança Cigana, Fanfarra, a banda Simp´Songs, Sula Adriana, além de DJ durante todo o evento.
A ação nos restaurantes acontece por meio da criação de um prato exclusivo para o Festival, com ingredientes locais, valorizando a culinária mineira. Os participantes são Beverly Restaurante com o filé mignon suíno; Burger Club com o Uai Burguer - hambúrguer de linguiça de pernil; Costela no Bafo com rabada com polenta; Casa Martins com risoto de ora-pro-nóbis e medalhão de lombo na cerveja e Showp´s Pizzaria com o filé mignon suíno à mineira.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.