Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Secretaria de Políticas Sociais promove a campanha “Não dê Esmola”


 A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, tem desenvolvido a a campanha NÃO DÊ ESMOLA com o tema “esmola não alimenta a dignidade, só alimenta a mendicância”. Ações orientam a população a não dar esmolas e indicar o Centro Pop para o atendimento. 

O objetivo da campanha é conscientizar a população para que evite dar esmolas às pessoas em situação de rua na cidade, principalmente pela relação existente entre a rua e o uso de álcool e outras drogas. Outra finalidade é orientar sobre os serviços públicos disponibilizados para a elaboração de perspectivas de futuro e saída da situação de rua a quem necessita.

 A divulgação é feita placas em várias localidades da cidade, além da distribuição de panfletos informativos. Com isso, a campanha vem resgatando a conscientização sobre os aspectos positivos de evitar a dar esmolas, mas sim encaminhar os pedintes ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, que atua com o objetivo de assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e familiares.

 Para amparar esse público, Pouso Alegre possui também o CEMAPA (Centro Municipal de Acolhimento provisório de Adultos), que oferece acolhimento provisório para população em situação de rua, com espaço e estrutura para acomodação, alimentação e higiene pessoal e articula ações e encaminhamentos com a rede socioassistencial e intersetorial.

 Segundo o secretário de Políticas Sociais, João Batista de Lima, as unidades de amparo social do município “atuam com sucesso no processo de encaminhamento dessas pessoas que residem nas ruas da cidade. Além disso, busca ajudar ainda na reconstrução dos seus projetos de vida”.

 O Centro Pop fica na Rua São José, 366, e pode ser acionado pelo telefone (35) 3423-3550. Já a Abordagem Social pode ser solicitada pelo telefone (35) 9-9714-7610 ou 3449-4140.

 


  • Compartilhe:
  • Por: André Vinci - Ascom

Última modificação em 23/11/2020

  Imagens