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R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


CRAS Volante divulga programação de atendimento nas áreas rurais


 O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante da Prefeitura de Pouso Alegre, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sociais, está mantendo o atendimento nos bairros rurais. São ações voltadas para a prevenção, proteção e promoção dos indivíduos e/ou famílias residentes na zona rural e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Em Pouso Alegre a Secretaria Municipal de Políticas Sociais mantém uma equipe itinerante (Volante), composta por Assistente Social/Coordenadora, Assistente Social, Orientadora Social e Motorista, que dá suporte aos CRAS do município na oferta dos Serviços da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social, possibilitando a democratização do acesso aos direitos socioassistenciais e contribuindo para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários também da população rural. No ano de 2019 foram realizados 2.968 atendimentos.

Os serviços ofertados pela equipe volante são: Busca ativa; inclusão em serviços; programa, projetos e benefícios assistenciais; atendimento e/ou discussão de caso com a rede socioassistencial e outras políticas setoriais; realização do Cadastro Único do Governo Federal (inclusão, atualização e revisão cadastral) para: transferência de recurso do Programa Bolsa Família; Tarifa Social - desconto na conta de água e luz; INSS 5% (contribuição como dona de casa); BPC Escola, BPC para Pessoa com Deficiência ou Idosa; Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida; inclusão nos Cursos Profissionalizantes ou Oficinas do Programa ACESSUAS Trabalho; isenção da taxa de inscrição para concurso público; Carteirinha do Idoso (acesso gratuito ao transporte interestadual); apoio nos atendimentos de descumprimento das condicionalidades (PBF); mobilizações e campanhas socioeducativa; articulação com a rede (mutirão e/ou reunião); atendimento social individual e/ou familiar; visita domiciliar e acompanhamento social; roda de conversa com temas do cotidiano; orientações e/ou encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial e/ou outras políticas setoriais; orientação sobre passe livre (para pessoa com deficiência); Declaração Provisória de Viagem Interestadual para Idosos; atendimento conjunto com os CRAS de referência territorial nos casos que necessitam de acompanhamento psicossocial; oferta de benefícios eventuais: encaminhamento para segunda via de documentos (certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade) e para foto 3x4, entre outros.

Veja a seguir o cronograma de atendimento para estas três semanas restantes do mês de agosto:
 
 
 


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  • Por: Eduardo Gusmão - Ascom

Última modificação em 10/08/2020

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