Casa do Produtor dá suporte para solucionar demandas do homem do campo
Instalada pela Prefeitura de Pouso Alegre em 2017, a Casa do Produtor se consolidou como um dos principais equipamentos de apoio ao homem do campo, para andamento e solução de suas demandas. O órgão disponibiliza serviços técnicos, informações e orientações aos ruralistas.
Nesse período de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, em que é restringida a locomoção das pessoas e são evitadas idas e vindas desnecessárias aos estabelecimentos de qualquer segmento, a Casa do Produtor desenvolve importante papel ao ofertar orientações e facilidades para o desembaraço das demandas dos ruralistas.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o município possui uma diversidade produtiva muito grande e é de suma importância favorecer o homem do campo na exploração dessa riqueza, na geração de empregos e rendas no meio rural, fator decisivo para o desenvolvimento.
Para o atendimento ao produtor são disponibilizadas equipes da Secretaria Municipal da Agricultura e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), compostas por técnicos, engenheiros agrônomos e veterinários, todos eles envolvidos e empenhados em oferecer informações e serviços sem nenhum custo para o ruralista.
No local funciona a UMC- Unidade Municipal de cadastro no Incra que oferece o serviço de inscrição e emissão de CCIR e o SIM - Serviço de Inspeção Municipal que tem como objetivo orientar os empresários e pequenos produtores para a obtenção de registro a todas as indústrias de produtos de origem animal. Além de outros serviços como: Declaração de ITR, emissão de CAFIR e DECIR, emissão de nota fiscal, uso insignificante de água, cartão do produtor, elaboração de contrato de arrendamento, parceria, meeiro, etc.. Orientação ao produtor quanto à captação de recursos para agregar valores aos produtos junto a instituições financeiras, orientação técnica de profissional agrônomo através da Emater, agendamento de médico veterinário para atender na propriedade, emissão de documentos sanitários para trânsito de qualquer espécie animal (GTA) e vegetal (PTV), solicitação de registros de eventos pecuários e promotores de eventos, cadastro de produtor rural no IMA, lançamento de comprovação de vacinas de brucelose e aftosa, registro de estabelecimentos que comercializam produtos veterinários e vacinas, atendimento a dúvidas e denúncias.
A Casa do Produtor está localizada na Av. Antonio Mariosa, 2288 (Perimetral), no local conhecido como ‘Pátio da Rodoviária’, onde se realizam as feiras livres de quarta-feira e domingo, com amplo estacionamento e todas as facilidades de acesso, tudo para favorecer o atendimento ao homem do campo. Seu funcionamento é de 8h as 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Informações podem ser obtidas também pelos telefones (35)3449-4055 e 3449-4031.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.