Cultura promove ações durante a pandemia em Pouso Alegre
Mesmo durante a pandemia de coronavírus e a suspensão da realização de eventos com a presença de público, a Superintendência de Cultura de Pouso Alegre trabalha para desenvolver algumas ações. Entre elas estão apresentações e atividades dos projetos patrocinados pela Lei de Incentivo, que tiveram que se readequar para serem desenvolvidos.
Nesse fim de semana, mais dois projetos culturais patrocinados pelo edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura realizam suas ações. O "II Sarau de Cantautores de Pouso Alegre" é um desses projetos, que realiza às sextas-feiras, às 19h, através do Youtube, "lives" musicais com convidados da cidade. O terceiro episódio vai ao ar nesta sexta, dia 17.
Outra proposta readequada é o "Festival de Graffiti 4 Love", que promove uma revitalização na quadra do bairro Esplanada aos finais de semana. Neste sábado e domingo, das 9h às 17h, a proposta continua com restrição de público presencial e cobertura nas redes sociais.
Ambos projetos, tiveram suas ações readequadas para que pudessem ser executadas com maior segurança aos artistas envolvidos e à população que prestigia e participa dos projetos todos os anos. As propostas passaram antes por aprovação da Comissão Municipal de Avaliação e Seleção (CMAS).
"A CMAS, formada por voluntários da comunidade cultural e representantes do poder público, vêm promovendo reuniões ordinárias à distância e estudando caso a caso para a retomada dos projetos culturais paralisados pelo momento pandêmico. O entendimento é que as políticas culturais devem se adaptar para atender a população e que projetos como esses não sejam prejudicados", explica o Assistente de Projetos Culturais, Renan Moreira.
Ao todo, dez projetos aprovados no edital da Lei de Incentivo têm sua execução prevista para esse ano. São ações na área de música, cinema, graffiti, fotografia, dança, teatro e literatura, oferecidos gratuitamente à população.
Em 2020 já foram desenvolvidas algumas ações. A Sétima Semana de Fotografia, executada em março, ainda em formato presencial, reuniu cerca de 500 pessoas em cinco dias de palestras. Nas últimas semanas, as lives musicais dos projetos Só 'Nata' do Samba e II Sarau de Cantautores já foram vistas por mais de 1,1 mil pessoas pela internet. Já o Festival de Graffiti 4 Love, que reúne 12 artistas graffiteiros de Pouso Alegre, e mais de 20 outros convidados da região e do interior de São Paulo, na revitalização da quadra do Esplanada, registrou um alcance de mais de 13 mil pessoas pelo Facebook, com fotos, vídeos e transmissões.
O conteúdo virtual e a possibilidade de assistir às apresentações de dentro de casa é um dos indicadores das readequações estudadas pela CMAS e outros projetos devem aderir esses formatos alternativos nos próximos meses, segundo a Superintendência de Cultura.
"A conversão desses projetos para o ambiente virtual das redes sociais foi uma das estratégias adotadas pela Superintendência em conjunto com a CMAS para a garantia de público e, também, para a produção de conteúdo artístico e cultural que poderá ser acessado posteriormente, diferente dos eventos presenciais que estávamos acostumados. Mesmo não substituindo-os, os resultados até agora são ótimos para a Cultura do município. Outros três projetos já estão com a readequação aprovada e continuarão suas atividades a partir de agora", explica a Superintendente de Cultura, Regina Franco.
> Festival de Graffiti 4 Love - Encontro de Graffiti A35 Convida
Aos sábados e domingos, na quadra do Esplanada com cobertura ao vivo no Facebook (www.facebook.com/A35Crew)
> Workshops de Dança Contemporânea - Ballet Luiz Henrique
Sexta-feira, dia 31, estreia da Aula 1 (módulos infantil, juvenil e adulto) no Youtube (https://bit.ly/balletluizhenrique)
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.