Prefeitura limpa galerias para amenizar inundações no Centro
Sensível às solicitações dos comerciantes e moradores do entorno das ruas Bom Jesus, Comendador José Garcia e Monsenhor Dutra, que em época de chuvas têm suas residências e comércios inundados pelas águas que descem do bairro Primavera, a Prefeitura de Pouso Alegre está fazendo a desobstrução das galerias pluviais. A ação vai amenizar o problema recorrente em época de chuvas. A limpeza das galerias pelo método de sucção e hidrojateamento, segundo técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, não é uma solução final, mas deverá amenizar os danos ocasionados pelas águas.
As obras tiveram início nesta segunda-feira (18) e estão sendo executadas pela empresa Atual de Pouso Alegre, que venceu o pregão para a realização dos serviços que, inicialmente vão abranger as galerias da região central, onde as enchentes se concentram em períodos de chuva intensa.
O método de sucção e hidrojateamento libera a passagem da água através da pressão com jato de água e remoção de resíduos desprendidos do interior das galerias (acúmulo de lixo e outros entulhos), que impedem o escoamento pluvial. Os resíduos retirados das galerias foram levados nos próprios caminhões jateadores diretamente para o aterro sanitário do município, onde foram descarregados.
A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos espera atingir outros trechos que recebem as águas de chuva da chamada ‘bacia’ do Primavera e evitar os transtornos que há anos afligem quem reside e trabalha nessas regiões.
O trânsito será interditado em trechos específicos, à medida em que os trabalhos avançarem.
O superintendente de obras Renato Ramos lembra que o objetivo principal é diminuir os volumes de águas acumuladas por ocasião das chuvas, mas ainda há muito trabalho a ser feito para se obter os melhores resultados possíveis.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.