Durante pandemia Centro POP amplia serviços a pessoas em situação de rua
Durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, ampliou os serviços de amparo disponibilizados nos equipamentos da rede de proteção à população em vulnerabilidade.
Entre os equipamentos mais ativos nesse período está o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – o Centro POP, destacado como importante ponto de apoio para a população vulnerável. Trata-se de um equipamento municipal voltado ao atendimento especializado à população que vive nas ruas, realiza atendimento técnico individual e coletivo e ações que incentivem o protagonismo e a participação social desses usuários.
Instalado à Rua São José nº 366, na região central da cidade, o Centro POP atende no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os serviços ofertados são: café, higiene pessoal, guarda de pertences, área para lavar roupa, atendimento técnico, provisão de documentação, confecção de currículos, encaminhamento ao mercado de trabalho, contatos telefônicos com a família e visitas domiciliares com o intuito de restabelecer o vínculo entre usuário e suas famílias. Em média, 50 pessoas são atendidas diariamente.
Segundo Lígia Rangel, coordenadora do Centro POP, “com a pandemia do coronavírus, as pessoas em situação de rua ficaram ainda mais vulneráveis, exigindo do serviço algumas adequações a fim de garantir o acesso digno e a continuidade dos atendimentos”. Medidas adotadas incluem presença limitada na sala de espera e a entrada organizada de três em três pessoas que recebem todos os cuidados preconizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e órgãos municipais. Também é obrigatório lavar as mãos e são ofertados álcool em gel e máscaras de proteção aos usuários.
O Centro POP já disponibilizava o café da manhã, café da tarde, banho, lavagem de roupas, encaminhamentos aos serviços (recambiamento - passagens, documentação, CAPS, acesso à saúde entre outros). Agora também passou a encaminhar os usuários para o almoço e jantar no CEMAPA - Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (antigo albergue). No mês de abril foram ofertados 280 banhos, 533 cafés da manhã e outros serviços, totalizando 967 atendimentos nesse mês.
O Centro POP recebe doações, como roupas, produtos de higiene pessoal e artigos necessários para a prevenção da covid-19. Para tanto o doador deve entrar em contato pelo telefone (35)3423-3550, que a equipe irá retirar as doações no local combinado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.