Saúde forma agentes mirins de combate a doenças provocadas pelo Aedes Aegypti
Cerca de 30 ‘agentes mirins’ de Combate à Dengue, Febre Chikungunya e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti receberam certificados de participação no projeto de educação em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre. A entrega foi feita em cerimônia na Escola Profissional “Delfim Moreira” e contou com as presenças da secretária de saúde Sílvia Regina Pereira da Silva, da vereadora Mariléia Franco, do coordenador de zoonoses Ramiro Pereira, da educadora em saúde Fânia Moreira de Carvalho e professores que apoiaram o projeto . Os agentes mirins são alunos do ensino fundamental (6ºs e 7ºs anos) de escolas municipais e estaduais do município.
O projeto de educação em saúde foi elaborado pelos setores de vigilância sanitária e controle de zoonoses e tem como foco o trabalho de conscientização e treinamento de adolescentes/alunos que atuarão como multiplicadores na prevenção e combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Os alunos foram divididos em equipes que tinham como tarefa o preenchimento de um formulário elaborado com questões voltadas para o combate aos focos do mosquito dentro de casa. Semanalmente todas as tarefas eram revisadas pelos professores em sala de aula e pela educadora em saúde Fânia Moreira, com a finalidade de observar o cumprimento das tarefas e com isso, observar o grau de aprendizagem adquirido.
A secretária de saúde Sílvia Regina destacou a importância de ações como esta nas escolas, no trabalho de combate a doenças como a Dengue. “É de extrema importância que vocês continuem aplicando aquilo que aprenderam. O município tem o seu papel no combate às doenças, mas o cuidado com a saúde depende de cada um, da prevenção, para que a gente tenha uma cidade em que as pessoas tenham realmente saúde”, afirma.
Nesta etapa do projeto três escolas e cerca de 120 alunos participaram: Escola Municipal “Dr. Ângelo Cônsoli”, Escola Municipal “Isabel Coutinho Galvão” e Escola Estadual “Monsenhor José Paulino”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.