Escolas municipais encerram Semana do Folclore com brincadeiras e praça lotada
Com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, da Superintendência de Cultura e do Polo de Artes e parceiros, as escolas municipais realizaram um grande evento na Praça João Pinheiro, na manhã de sábado (26). Centenas de pessoas ali estiveram em meio às crianças e pequenos estudantes que se divertiram durante toda a manhã no evento “Brincando com Monteiro Lobato”, que marcou o encerramento da Semana Nacional do Folclore. Oficinas de confecção de brinquedos, máscaras e fantoches, apresentações artísticas e cenários com personagens da obra de Monteiro Lobato fizeram parte da programação.
Desde às 8h até ao meio-dia a praça se envolveu em uma atmosfera lúdica com cenários e personagens conhecidos das obras do escritor brasileiro, além de uma programação completa com brincadeiras, contação de histórias, apresentações artísticas, confecção de máscaras e brinquedos artesanais, e aquele sabor de infância do carrinho de pipoca e do algodão doce.
Monteiro Lobato foi um dos precursores da literatura infantil no Brasil. Por não gostar da alienação cultural das traduções dos clássicos infantis europeus, em sua época, escreveu livros a partir de personagens e aventuras bastante ligadas à cultura popular nacional, resgatando costumes caipiras e lendas do folclore. Tornou-se assim um dos grandes referenciais do folclore brasileiro, colaborando pela preservação de identidades culturais, principalmente entre as crianças.
A programação do evento levou barracas temáticas das escolas municipais, com atividades diversas, além de apresentações artísticas no coreto, que foi palco para peças de coral e teatro que se entenderam pela manhã e atraíram um grande público. Confira as atrações:
BarracasTemáticas
Reinações de Narizinho: confecção de máscaras (E.M. Antonio Mariosa, CEIM Lázara Casarini Diani e CEIM Sebastião Cezário); Memórias da Emília: confecção de fantoches (CEIM Recanto Feliz, CEIM Leonor Pereira de Faria e CEIM Meyre Aparecida de Pinho); O Marquês de Rabicó: confecção de petecas (E.M. Dr. Vasconcelos Costa, CEIM Francisco Sales e CEIM Carlos Barreto); O Poços do Visconde: confecção de cataventos (E.M. Dom Otávio, E.M. Anathália de L. Camanducaia e E.M. Sabina de Barros Mendonça); Viagem ao Céu: confecção de foguetinhos (E.M. Santo Antonio, CEIM Anna Vianna R. de Andrade e CEIM Evangelina M. de Miranda); História das Invenções: confecção de bilboquês (PEM Cel. Brito Filho, E.M. São Benedito e CEIM Benedita Canadas); A Chave do Tamanho: musicalização (E.M. Isabel Coutinho Galvão e CEIM Maria de Paiva); O Sítio do Pica Pau Amarelo: animação e pintura de rosto (Superintendência de Cultura e Polo de Artes); Calçadas de Pedrinho: circuitos (CEIM Ismência Vitta, CEIM Nair Massafera e CEIM Hermelinda); Histórias de Tia Nastácia: contação de histórias e confecção de marcadores (PEM Alegrinho, E.M. Maria Barbosa e Creche Jesus Maria José); Reforma da Natureza: meio ambiente (PEM Monsenhor Mendonça);
Fábulas - Coreto
Bandinha (Creche Irmã Esther); Teatro e Música: Lugar de Lixo Não é na Rua! (CEIM Carlos Barreto); Teatro (E.M. Dom Otávio); Teatro e Música: Reforma da Natureza (PEM Monsenhor Mendonça); Corais (E.M. Antonio Mariosa e todas as unidades escolares);
O evento também contou com a Casa de Monteiro Lobato, um cenário com personagens clássicos e memoráveis da literatura do escritor e do folclore brasileiro. Os painéis que caracterizaram o cenário foram interativos, um atrativo especial para fotos e muita diversão em meio aos ambientes das histórias de Monteiro Lobato.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.