Prefeitura programa atividades no Horto Florestal para fechar período de férias escolares
A Prefeitura pretende fechar o período entre os anos letivos com um grande evento recreativo para as crianças. Assim, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente está realizando a Ecoférias, uma série de atividades recreativas, relacionadas à Educação e Interpretação Ambiental, que serão praticadas no Horto Florestal neste período das férias de janeiro. O programa vai acontecer na próxima semana, de segunda-feira (27 de janeiro) a sexta-feira (31), das 14h às 17h.
Durante a semana serão desenvolvidas diversas atividades de educação ambiental para crianças, com o objetivo de despertar o interesse delas para as vivências de contato com a natureza, através de trilhas interpretativas, exposição de animais, explicações de biólogos, oficinas e dinâmicas de temas ambientais.
Segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Ana Carla Arantes, o projeto “é uma oportunidade excelente para que neste período de férias as crianças tenham contato com a natureza, principalmente por serem as atividades realizadas no Horto Florestal, que é o espaço mais preservado da cidade”.
Sobre o Horto Florestal, a bióloga relata que “o Parque Natural Professor Dr Fernando Afonso Bonillo Fernandes é de extrema importância para o município, apresentando fauna e flora riquíssimas. Quanto mais os visitantes tiverem conhecimento dessa vasta biodiversidade e sua importância ecológica que vai refletir diretamente na nossa qualidade de vida, presente e futura, melhor será o comportamento de toda a comunidade em relação às questões ambientais inerentes ao nosso cotidiano. E cuidar do meio ambiente é isso, pensar na manutenção da floresta, e agir da melhor maneira que pudermos em qualquer lugar que a gente esteja. Está tudo interligado e conectado!”
4h00 – Abertura, com roda de conversa: a história do Parque Natural Professor Dr Fernando Afonso Bonillo Fernandes, sua biodiversidade e importância Ecológica, com a educadora ambiental Ana Carla Arantes.
15h00 – Atividade: Montagem de painel com recortes de revista. + Trilhas, Dinâmicas e Oficinas
Terça14h00 às 17h00 - Exposição de répteis do criador autorizado Allyson Vieira, com explicações, dicas e curiosidades. + Trilhas, Dinâmicas e Oficinas
Quarta
15h00 - Oficina: Fotografia da Natureza, com o estudante de biologia e fotógrafo Gustavo Cruz, da Universidade Federal de Uberlândia.
Obs: Trazer câmera digital ou celular. + Trilhas, Dinâmicas e Oficinas
Quinta
14h00 às 17h00 - Exposição de répteis do criador autorizado Allyson Vieira, com explicações, dicas e curiosidades.
15h00 – Vivência de Yoga e meditação para pais e filhos, com a professora de Hatha e Vinyassa yoga Thaís Ribeiro
Obs: Trazer canga ou tapete
+ Trilhas, Dinâmicas e Oficinas
Sexta
14h00 às 17h00 - Exposição de répteis do criador autorizado Allyson Vieira, com explicações, dicas e curiosidades.
16h00 – Encerramento especial com a oficina:
Namastêzinho – aula de yoga brincante para toda a família, trazendo através do lúdico a expressão corporal e a música.
Facilitadoras: Thalyta Souza, Instrutora de Hatha yoga, Juliane Prado, Arte educadora e Romina Bogado, professora de Teatro.
Obs: Trazer canga ou tapete + Trilhas, Dinâmicas e Oficinas
Todos os dias:
*Participação de estudantes de Biologia da Univas e outras instituições;
*Trilha da Mata Atlântica guiada por estudantes de biologia e biólogos.
*Reconhecendo a fauna do horto: Passeio para Identificação de animais ao redor do lago, acompanhado por biólogos.
*Oficinas/Dinâmicas: Horta na garrafa Pet, Confecção de Mandala com materiais da natureza, Desafio dos Sentidos
*Leitura ao ar livre
*Rodas de Conversa sobre o Parque Natural Professor Dr Fernando Afonso Bonillo Fernandes, sua biodiversidade e importância ecológica.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.