Secretaria Municipal de Saúde já intensifica ações de combate ao Aedes
Com a aproximação das estações mais quentes do ano, em que consequentemente aumentam os casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde já deu início aos planos de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pouso Alegre, a secretária municipal de Saúde Silvia Regina Pereira da Silva revelou que desde já o setor está realizando ações para enfrentar o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, além da febre amarela.
No detalhamento das ações a secretária ressaltou a implementação de um “Comitê Interinstitucional de Combate às Arboviroses”, conforme consta na resolução SES MG 5484/2016. Na quarta-feira (23), sob orientação da coordenadora de Vigilância Epidemiológica Thatiana Guerra, representantes de órgãos municipais, instituições e setores da sociedade estiveram reunidos na Secretaria de Saúde onde foi estabelecida uma discussão e normatização do comitê de enfrentamento às doenças transmitidas pelo aedes aegypti. “Estamos unindo esforços de diferentes setores para conduzir as ações de enfrentamento ao mosquito transmissor”, diz Thatiana Guerra.
Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Exército, além de órgãos do poder público municipal. A conclusão é de que é necessário um amplo esforço coletivo, além da mobilização da comunidade, em ações coordenadas pelo comitê para um combate efetivo ao mosquito.
Para a médica sanitarista Ana Claudia Raposo, gerente de Vigilância em Saúde da SMS, é preciso que a comunidade se conscientize que o problema não é somente da área da saúde, é de todos. Daí a importância de todos os setores da comunidade se unirem no combate ao mosquito vetor.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.