Mutirão do glaucoma atende 840 pacientes de Pouso Alegre e região
Um mutirão para o tratamento do glaucoma foi realizado na Policlínica Municipal, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 18 e 26 de novembro. Foram atendidas 840 pessoas residentes no município e demais 32 cidades integrantes da microrregião. A ação foi conjunta com o Ministério da Saúde, através do Programa Federal do Glaucoma.
As pessoas atendidas estavam em lista de espera. A ação é repetida no período de quatro meses. Nesta consulta, a equipe médica acompanhou a pressão intraocular do paciente, examinou o fundo do olho (fundoscopia), avaliou o exame de campimetria e prescreveu os colírios mais adequados para cada caso, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde. Após a consulta, o paciente recebeu informações importantes sobre a saúde ocular e também seu kit de colírios para tratamento.
Glaucoma é uma doença causada pelo aumento do líquido que preenche o olho. Este aumento, chamado aumento da pressão intraocular, danifica o nervo óptico e pode levar a cegueira. Estima-se que o Brasil tenha atualmente 6 milhões de glaucomatosos, e por isso o Ministério da Saúde fornece o tratamento como forma de prevenção.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.