Mais de 2,3 mil atendimentos nas ações itinerantes realizadas no Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço das ações itinerantes realizadas em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado ao tema “Prevenção do Câncer de Mama”.
As equipes da Atenção Primária de Saúde, em parceria com outros setores e instituições, totalizaram 2.385 atendimentos, realizados nas unidades dos bairros São Geraldo, Cruz alta, Jardim Noronha, Esplanada, Faisqueira, São João, Algodão, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Yara, Pão de Açúcar, Árvore Grande, Fátima, Jardim Brasil, Santa Edwiges e distrito de São José do Pantano. O tema também foi trabalhado em duas ações na Praça Senador José Bento.
Dentre as atividades desenvolvidas constaram: agendamento de mamografia, coleta do papanicolau, testes rápidos (HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis), vacinação, palestras, atividades físicas, pedido de emissão de documentos avaliação de pressão arterial e glicemia capilar, massagem, procedimentos de beleza, orientações, roda de conversa e atendimento odontológico.
O balanço das ações itinerantes registrou durante o mês de outubro: 216 agendamentos de mamografia, 119 coletas do preventivo, 168 testes rápidos, 37 vacinações e 1.539 avaliações de pressão arterial e glicemia capilar e 52 avaliações antropométricas (aferição de peso e altura).
Para a secretária municipal de Saúde Silvia Regina Pereira, que coordenou as ações, a prevenção é importante, pois consiste na precaução de lesões ou doenças por meio de ações antecipadas, em vez de curá-las ou tratar os seus sintomas. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários e o foco é a antecipação da doença ou o diagnóstico precoce da enfermidade, proporcionando a agilidade no tratamento
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.