Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Escolas municipais de PA participam de projeto de educação para o trânsito da PRF


A partida foi dada em Pouso Alegre em 2012, quando da criação da proposta pedagógica do projeto. Agora, a viagem cultural de educação para o trânsito retornou à cidade na noite de quarta-feira (23), quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reuniu autoridades, representantes de instituições, alunos, professores e diretores de 17 escolas municipais, sendo 15 locais e duas de Estiva e Santa Rita do Sapucaí, para o lançamento da edição 2017 do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), projeto criado pela PRF com o objetivo de educar o cidadão para o trânsito e para a vida. Um total de 13 mil estudantes vão participar do projeto em Pouso Alegre, alcançando cerca de 30 mil pessoas.


Um evento realizado na Câmara Municipal, com o plenário lotado, marcou o lançamento do projeto. Estiveram presentes o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir representando o prefeito Rafael Simões que se encontrava em Brasília (DF); da PRF os inspetores Paulo Henrique Urzeda, superintendente em Minas Gerais; Emerson João Eustáquio, chefe da Delegacia em Pouso Alegre; João Eustáquio Ramos, coordenador local do FETRAN; Vanderlei da Silva, chefe da PRF em Poços de Caldas; a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação Simone Gomes da Silva Borges, representando a secretária Leila de Fátima Fonseca; o secretário municipal de Trânsito Wagner Mutti Tavares, vereadores Marileia Franco e Wilson Tadeu, entre outros.


Ao final da solenidade alunos de escolas municipais encenaram uma peça teatral, tendo o trânsito, seus acidentes e consequências como tema central.


PROPOSTA


Com o slogan “Transformando Atitudes para Salvar Vidas”, o FETRAN foi criado em 2004. O Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural.


Em 2012 foi inserida uma proposta pedagógica ao projeto. Segundo o coordenador João Eustáquio Ramos, criada em Pouso Alegre e disseminada para todos os estados e municípios que dele participam atualmente. Dividida em quatros eixos, a ação pedagógica procura inserir a temática trânsito entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, através de atividades pedagógicas do cotidiano e do fomento às mais variadas manifestações artísticas.


FETRAN


A Educação para o Trânsito, uma das atribuições da PRF previstas no Código de Trânsito Brasileiro, é concebida pela Instituição como um dos pilares da segurança no trânsito, recebendo sua atenção plena. Para a PRF a segurança no trânsito é responsabilidade de todos, demandando atitudes seguras e conscientes de cada cidadão. As ações educativas da PRF buscam a formação de cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.
O FETRAN é um projeto de Educação para o Trânsito, realizado pela PRF em parceria com Escolas e Secretarias Municipais de Educação, que procura, através das atividades pedagógicas associada à manifestações artísticas/culturais diversificadas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito e suas terríveis consequências.


Segundo a PRF, na concepção da proposta pedagógica do FETRAN, a corporação contou com a colaboração de experientes Educadores, buscando, para o Projeto, uma ação pedagógica envolvente, eficiente e de fácil implementação, que fornecesse às escolas uma diretriz geral, entretanto respeitando suas especificidades. Dividida em quatros eixos, a ação pedagógica procura inserir a temática trânsito entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, através de atividades pedagógicas do cotidiano e do fomento às mais variadas manifestações artísticas. Neste ano o FETRAN está sendo desenvolvido em 98 municípios de 18 estados, contará com participação de 413 escolas e 241.000 alunos. O Projeto está dividido em três etapas: Lançamento, Ação Pedagógica e Festival. Geralmente sua duração é de quatro meses, sendo definido um cronograma de execução para cada município.


ACIDENTES


No Brasil, conforme dados do Seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), referentes à indenização de vítimas de acidentes de trânsito, morreram 52.226 pessoas em 2014 e outras 595.693 ficaram com invalidez permanente. Esses números equivalem à queda de um avião de grande porte lotado a cada dois dias. Não bastassem as mortes, os feridos em acidentes de trânsito ocupam cerca de 50% dos leitos dos hospitais e ainda, segundo o IPEA, representam um custo anual para o país de mais de 40 bilhões de reais.

 

 


  • Compartilhe:
  • Por: ASCOM

Última modificação em 25/08/2017