Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


CAIC São João reúne comunidade para comemorar seus 25 anos


Referência de ensino no bairro São João, um dos mais populosos de Pouso Alegre, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Carlos Ferreira Brandão, reuniu o corpo docente, a comunidade e convidados para comemorar os 25 anos de funcionamento. O evento foi realizado na manhã de sábado, em seu ginásio de esportes.

A programação festiva do Jubileu de Prata, coordenada pela diretora Rosana Águeda, homenageou os patronos que nomeiam a instituição de ensino e a todos que contribuíram para a implantação da unidade. Também foram lembrados fatos importantes que marcaram o cotidiano da escola durante todo esse tempo. A ex-diretora Silvia Mara de Carvalho, que exerceu a função por onze anos, também foi prestigiada.

O CAIC Carlos Ferreira Brandão é formado por duas unidades, a Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia e o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Nair Massafera. O CAIC foi inaugurado no dia 28 de setembro de 1994 e as atividades escolares se iniciaram em 13 de março de 1995. Já o CEIM começou atividades em 1996. O complexo atende a 1.175 anos distribuídos em 52 turmas, do pré ao 9º ano, com 200 alunos em Período Integral. Cerca de 110 funcionários trabalham no local.

HISTÓRIA
As atividades escolares do CAIC iniciaram-se em 13 de março de 1995. Sendo motivo de festa e alegria para a população do bairro, que compareceu para o primeiro dia letivo, muitos somente para conhecer as instalações. E desde então, passou a ser uma referência para o bairro, deixando seus moradores orgulhosos.

A escola tem por filosofia “Preparar o aluno para viver com dignidade e cidadania”, o que “nos dá a exata dimensão da finalidade da escola na comunidade na qual está inserida e o perfil dos alunos atendidos”, comenta a diretora Rosana Águeda. E sempre procurou promover a educação como processo contínuo de construção e desenvolvimento de seus alunos, honrando assim a professora Anathália de Lourdes Camanducaia, que dedicou sua vida ao magistério e às artes e dá nome à instituição escolar.

O complexo do CAIC recebeu o nome de “Dr: Carlos Ferreira Brandão”, em homenagem ao jurista pouso-alegrense que atuou com brilhantismo no Ministério Público de Minas Gerais, deixando exemplo de coragem, justiça, caridade, amor aos estudos e à sabedoria, que servem de referência para os alunos.

O Projeto Político Pedagógico do CAIC Carlos Ferreira Brandão está fundamentado numa metodologia participativa, de uma responsabilidade assumida coletivamente e embasado nos pressupostos teóricos da pedagogia histórica crítica, na qual se enfatizam os seguintes aspectos: a aprendizagem significativa, onde todo conhecimento deve ser questionado; o interesse pelas múltiplas dimensões do saber, a importância da aprendizagem para a vida e sua possível aplicabilidade para a solução dos problemas sociais.


  • Compartilhe:
  • Por: Ascom

Última modificação em 07/10/2019