Prefeito apoia tradição e participa do 5º Desfile de Cavaleiros

O domingo (6) em Pouso Alegre, dia em que a Catedral Metropolitana celebrou Bom Jesus dos Mártires, padroeiro da cidade, reservou lugar também para uma das mais tradicionais confraternizações das comunidades do interior e exaltação à cultura do homem do campo. Organizado por um pequeno grupo que se denomina “Comitiva dos Amigos”, o Desfile de Cavaleiros conseguiu reunir centenas de participantes com o propósito de, através de uma cavalgada, resgatar os momentos passados em suas origens rurais e que nos dias atuais representam apenas boas lembranças.

Este ano presenças especiais proporcionaram maior destaque ao Desfile de Cavaleiros. O evento contou com a participação do prefeito Rafael Simões e da primeira-dama Ana Simões. Eles cavalgaram durante todo o trajeto, por cerca de duas horas, do Bairro Faisqueira ao Santa Edwiges (Ribeirão).

Esta é a quinta edição do Desfile de Cavaleiros de Pouso Alegre, organizado pela “Comitiva dos Amigos”, associação sem fins lucrativos formada por um pequeno grupo de pessoas apaixonadas pelas tradições das comunidades do interior e que procuram mantê-las através de eventos, mesmo que às custas do próprio bolso, conforme afirmam.

Segundo Geraldo Souza Coutinho Neto, um dos organizadores do desfile e porta-voz do grupo, “a cada ano aumenta o número de participantes e de comitivas de outras cidades e isso ajuda a manter viva a tradição. Este ano, contamos com a participação do prefeito Rafael Simões, que como produtor rural e conhecedor das tradições e da verdadeira cultura do interior, muito nos honrou com a sua presença e da sua esposa”, disse.

A cada edição do desfile, novos grupos de cavalgada de diversas cidades mineiras e do interior paulista se encontraram na cidade, reunindo famílias de todas as gerações. Foram registradas comitivas de Atibaia, Bragança Paulista, Morungaba, Osasco e Socorro, no interior paulista, e mais as de Santa Rita do Sapucaí, Caldas, Ipuiuna, Poços de Caldas, Machado, Poço Fundo, Heliodora, Natércia, São Sebastião da Bela Vista, Careaçu, Borda da Mata, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí.

A organização do evento estima que mais de 1.100 cavaleiros participaram da confraternização. Charretes com tração animal, cavalos, graciosos pôneis, mulas, burros e até bovinos montados por cavaleiros e amazonas percorreram o trajeto para celebrar a tradição do homem do campo.

A concentração, no domingo (6) foi no bairro Faisqueira, logo pela manhã. O percurso, de pouco mais de dez quilômetros, saiu pela Av. Antonio Scodeler, pegou a Av. Vicente Simões, dobrou pela Rua Adolfo Olinto até a Bom Jesus e dali subiu com destino ao Bairro Santo Antonio. A etapa final foi a comprida Rua Alberto Paciulli até a chegada ao Bairro Santa Edwiges, onde se concentrou na praça. Agentes de trânsito orientaram os motoristas sobre desvios do tráfego e homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar deram o apoio na segurança.

• Por: ASCOM

Última modificação em 08/08/2017