Distribuição de pastel de farinha de milho atrai multidão à Praça Senador
Uma multidão tomou conta da Praça Senador José Bento, na tarde de sábado (31 de agosto), quando a Associação do Pastel de Farinha de Milho de Pouso Alegre (ASPAFAM) distribuiu cerca de 2.500 unidades da iguaria. A ação fez parte da programação da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, desenvolvida na cidade pela Superintendência Municipal de Cultura.
A Jornada do Patrimônio Cultural é um evento estadual com objetivo de mobilizar cidades, entidades e agentes culturais em torno de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Outras ações foram promovidas em Pouso Alegre, a exemplo da exposição “A Cozinha de Minas”, que ficou aberta ao público no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes até o dia 30 de agosto.
A distribuição dos pasteis teve início às 14h. A ASPAFAM posicionou três traillers próximo às escadarias da Catedral Metropolitana e logo a multidão se formou em fila tripla que atravessava toda a Praça Senador José Bento. Em Pouso Alegre o pastel de farinha de milho é considerado patrimônio cultural, tombado pelo Decreto Municipal 3.405/10.
A superintendente municipal de cultura Regina Franco, a assistente de patrimônio cultural Elaine Luisa de Faria e o presidente da ASPAFAN, Reginaldo Ferreira, comentaram sobre esta ação integrada à 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que confere maior visibilidade ao produto genuinamente pouso-alegrense e o populariza ainda mais como integrante da cultura e gastronomia locais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.