Prefeitura pede apoio da população para manter cidade limpa

A Prefeitura de Pouso Alegre está empenhada em manter a cidade limpa. Este esforço concentra ações como a varrição, recolhimento de lixo descartado irregularmente, limpeza de bocas de lobo e pontos estratégicos para eliminar pragas urbanas, capina nos canteiros centrais das avenidas, limpeza de terrenos e áreas institucionais.

Porém, há situações que vão na contra-mão da lógica, do bom senso e de qualquer esforço da administração por uma cidade mais limpa, mais bonita e mais saudável. Exemplo disso ocorreu na tarde de sexta-feira (4), por volta das 14.30h, no bairro Pousada dos Campos.
Enquanto uma equipe de trabalhadores executava serviços de limpeza na Praça Maria de Fátima Campos (rotatória), na avenida de acesso Maria da Glória Campos, já completamente limpa e capinada momentos antes, moradores depositaram sacos de lixo no canteiro central e que imediatamente foram rasgados por cães atraídos pelos detritos neles contidos.

O lixo foi espalhado pelo canteiro central que momentos antes a equipe havia limpado. A cena era desoladora e chamava a atenção de quem passava pelo local. Enquanto moradores sujavam, uma equipe da Prefeitura a poucos metros executava serviços de limpeza.
A Prefeitura lembra que todos podem e devem fazer algo para melhorar a limpeza pública, afinal pequenos atos fazem a diferença. É importante a conscientização da comunidade para o descarte correto de lixo e entulho e limpeza de terrenos.

“Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar. É mais fácil do que se imagina”, defende o Departamento de Limpeza Urbana. “Por exemplo, ao evitar o escarte inadequado, seja em vias, terrenos e canais, o morador exerce um ato de cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana. Outro exemplo de algo bem simples: Não deposite o lixo nos canteiros centrais das avenidas, coloque os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta. Assim, evita-se a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado”, aconselha.

Ao incorporar essas atitudes em seus hábitos e, consequentemente, em sua educação e em sua formação cultural, o cidadão minimiza muitos problemas quando o assunto é limpeza urbana, lembra o Departamento.

• Por: ASCOM

Última modificação em 07/08/2017