Escolinhas de futebol são importantes na formação de crianças e jovens
O projeto “Pouso Alegre Mais Saudável”, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Esportes da Prefeitura de Pouso Alegre, está presente nas unidades da rede municipal de ensino e em mais de 40 bairros da cidade, incentivando alunos e moradores em práticas saudáveis e levando o esporte às crianças através da criação de escolinhas de futebol.
As atividades desenvolvidas são: futebol, futsal, vôlei, handebol, basquete, tênis, atletismo, natação, Kung-fu, capoeira, karatê, além da ginástica laboral. Quase duas mil pessoas participam do projeto e a meta é chegar a três mil até 2020, informa o superintendente da pasta Rooney Souza.
Um dos pontos de destaque do projeto foi a criação das escolinhas de futebol, que recebem crianças e adolescentes de seis a 17 anos nos treinos. O objetivo das escolinhas é desenvolver nos jovens as suas habilidades, suas técnicas e suas capacidades físicas, psicológicas e sociais. As aulas são ministradas por professores de educação física e pessoal de apoio. Também é fornecido todo material necessário.
Os atletas que treinam e se destacam nas escolinhas recebem total apoio técnico e logístico para participar de provas e campeonatos fora da cidade. “Temos o compromisso de dar todo o suporte necessário aos atletas que atuam nos principais circuitos esportivos, dentro e fora do estado, com alimentação, transporte, material esportivo e inscrições”, informa Rooney.
Conforme analisa o superintendente, “com o crescimento da cidade, as escolinhas de esportes preenchem de uma maneira educativa o tempo precioso das crianças e jovens, mantendo-os distantes de atividades nocivas, como drogas”. Ele considera que “o ensinamento da prática de futebol nesses locais, desde a iniciação até a idade adulta, pode ser considerado um autêntico processo formativo”. Daí o empenho da administração municipal em desenvolver o projeto de instalação de Escolinhas Esportivas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.