O departamento de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura está funcionando em um novo espaço, mais adequado às necessidades do setor. O recinto acomoda todo o estoque de alimentos que atende a 17 mil estudantes de escolas municipais, em 800 metros quadrados de extensão.
A merenda escolar hoje é fornecida a todas as escolas, onde são servidas perto de 30 mil refeições diárias, desde as creches, passando pelo ensino fundamental até o CMEJA (Centro Municipal de Educação para Jovens e Adultos) e cursinho pré-vestibular. Os recursos advêm do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são complementados pela prefeitura.
O lugar foi escolhido por reunir todas as condições sanitárias, de armazenamento e logística, uma vez que os produtos saem do setor de alimentação, onde são conferidos, direto para as escolas.
A secretária municipal de educação, Leila Fonseca, explica que o trabalho atende ao objetivo principal do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), de oferecer alimentação de qualidade e contribuir para a aprendizagem. “Ações de educação alimentar e nutricional e oferta de refeições que atendam às necessidades dos alunos, durante o período em que permanecem na escola, contribuem para o desenvolvimento biopsicossocial e o rendimento escolar”, declara.
A gerente do departamento, Vânia Maria Alves Mendes, ressalta que todo o estoque de produtos e o abastecimento têm um controle rigoroso para garantir a segurança alimentar dos alunos. “Aqui os produtos são separados por gênero, quantidade e data de validade, respeitando sempre o princípio da segurança alimentar dos consumidores finais que são as crianças”, completa.
A presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), Hioana de Cássia Pereira, reafirma a importância de um ambiente compatível com a qualidade e a nutrição que são fatores imprescindíveis para o desenvolvimento dos alunos. “ Hoje temos certeza que as crianças têm uma alimentação de qualidade e equilibrada, que contribui para um bom desempenho no ensino”, comenta.
No lugar, os alimentos estocados vão do café da manhã até a última refeição servida nas escolas. São milhares de quilos de leite em pó, achocolatado, temperos secos, arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, além de produtos de higiene , limpeza e material escolar.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.