Campanha orienta população a não dar esmola e indicar assistência social
A Prefeitura está promovendo a campanha ”Não dê esmola”, com a justificativa de que “esmola não oferece dignidade, só mantém a pessoa na rua”. O objetivo é conscientizar a população para que evite dar esmolas às pessoas em situação de rua na cidade, principalmente pela relação existente entre a rua e o uso de álcool e outras drogas. Outra finalidade é orientar sobre os serviços públicos existentes que viabilizam a superação destas situações de risco e vulnerabilidade social.
A divulgação é feita em outdoors, placas e veículos de imprensa. Com isso, a campanha visa a conscientização da população a não dar esmolas às pessoas em situação de rua ou meros pedintes, mas encaminhá-las ao Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, e o Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos – CEMAPA, acionando a Abordagem Social pelos seguintes telefones: 9 9714-7610 e 3449-4140.
É válido ressaltar, que o Centro Pop é destinado ao atendimento às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência. É uma unidade voltada para o atendimento especializado, na atuação, promoção, garantia e defesa dos direitos das pessoas em situação de rua. Disponibiliza o acompanhamento Técnico direcionado para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e familiares. Portanto, o Centro Pop busca a construção de novos projetos e trajetórias de vida que viabilizem o processo gradativo de saída e superação da situação de rua.
Segundo o secretário de políticas sociais João Batista de Lima, as unidades de amparo social do município “atuam com sucesso no processo de encaminhamento dessas pessoas que residem nas ruas da cidade. Além disso, buscam ajudar ainda na reconstrução dos seus projetos de vida”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.