Nova unidade de saúde já atende no bairro Santa Edwiges
Com as bênçãos do monsenhor Catarino e do pastor Edson Castro, foram inauguradas pelo prefeito Rafael Simões, na tarde de sexta-feira (26 de abril) as instalações do Centro de Saúde da Família da bairro Santa Edwiges, em Pouso Alegre. A unidade leva o nome da professora Norma Morais Tolentino e está localizada na Rua Magui Maria Pascoal Rosa, entre a praça do bairro e um condomínio imobiliário.
O centro funcionará como Estratégia de Saúde da Família (ESF) e fará o atendimento preventivo, reunindo serviços como consultas médicas, curativos, inalações, salas de reunião e de enfermagem e ações do Programa Saúde da Família. Seus serviços vão chegar a cerca de 4 mil famílias.
Construída pela Empresa BRZ (que mantém um condomínio no local), a ESF vai abranger todos os bairros adjacentes ao Santa Edwiges, como Recanto dos Fernandes, Recanto dos Barreiros, Jardim Santo Antônio, Vale das Andorinhas, São Joaquim, Santa Clara, Recanto dos Amigos e Vila Martins, além de moradores do condomínio.
Um público numeroso compareceu ao local. Simultaneamente, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do curso de Enfermagem da Univás fizeram atendimentos como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, vacinação contra a gripe (campanha) entre outros.
Ocupando uma área de 464 m2, com 294 m2 edificados, a nova unidade é dotada de todas as dependências necessárias à prestação dos serviços preventivos. Inclusive, futuramente, vai incluir o atendimento odontológico. Com as instalações próprias, a Prefeitura vai economizar em torno de R$15 mil com aluguel.
Em seu pronunciamento na solenidade de inauguração, a secretária Silvia Regina Pereira destacou que Pouso Alegre tem um trabalho de saúde reconhecido e espera que as pessoas recebam um atendimento resolutivo e digno na nova unidade.
O prefeito Rafael Simões fez um agradecimento a todos que participam da construção de uma nova Pouso Alegre, referindo-se como exemplo a BRZ Empreendimentos, que adquiriu a área, abriu e pavimentou a rua, construiu a unidade de saúde e a doou ao município. “Quero fazer um agradecimento especial a esse grupo, na pessoa do seu superintendente regional Quinto Guimarães Tolentino, que quando solicitado sempre está disposto a ajudar”, disse.
O prefeito lembrou os avanços na prestação dos serviços de saúde, citando desde o abastecimento da Farmácia Municipal à instalação de novos centros, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em construção no antigo Campo da Lema e que vai desafogar o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.