Saiba o que fazer em casos de Bolsa Família bloqueado
Com o fim do Auxílio Brasil e a volta do Bolsa Família em janeiro de 2023, o Governo Federal anunciou que realizará mudanças no programa, e uma análise dos inscritos. Com isso, quem mora sozinho, recebe os pagamentos e se cadastrou a partir de agosto de 2022 pode ser afetado.
A Secretaria Municipal de Políticas Sociais esclarece que quem teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para comprovar a informação e regularizar a situação. Para isso, é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ao domicílio. Conforme a situação, a gestão municipal fará a atualização do cadastro.
Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas.
Confira o passo a passo:
- Leve os documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor) e comprovante de residência ao CRAS.
- Conforme a situação, a gestão municipal fará a atualização cadastral. A pessoa deve atualizar o cadastro e assinar um termo em que afirma que mora sozinho(a);
- Depois disso, se a pessoa estiver dentro das regras de atendimento do Bolsa Família, o município pode desbloquear o benefício e as parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa.
LEMBRE-SE: quem prestar informações falsas poderá ser fiscalizado e responsabilizado.
Moro com a minha família, mas me cadastrei como unipessoal. O que devo fazer?
- Quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal NÃO DEVE procurar o posto de atendimento agora;
- Nestes casos, a pessoa deve solicitar o cancelamento do cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único;
- No aplicativo, a pessoa deve logar e entrar em Consulta Completa, onde haverá a opção de cancelar o cadastro;
Depois de cancelar o cadastro, a pessoa deve agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive.
Se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, poderá entrar no programa.
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