Prefeitura promove ações para reforçar conscientização do autismo
No dia 2 de abril, é celebrado mundialmente o Dia da Conscientização do Autismo para levar informação à população sobre o tema. Com esse objetivo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as escolas, está promovendo encontros em escolas municipais.
“O transtorno do espectro autista é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e na interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. O indivíduo precisa de uma atenção maior para que tenha todas as suas necessidades respeitadas e possa se desenvolver da melhor maneira em todos os aspectos. Para que isso aconteça, trabalhamos diversos pontos, como formações, orientações nas escolas para professores e demais profissionais, acompanhamento de casos e promovemos encontros com familiares, visando sempre o melhor para o aluno”, explica a Coordenadora de Inclusão da SMEC, Regina Itália Dias Pereira.
As ações especiais são:
- Roda de Conversa, na Escola Municipal Professora Clarisse Toledo
Segunda-feira (3) – 7h15 e 16h
- Conversando sobre Autismo
Escola Municipal Prof Isabel Coutinho Galvão
Segunda-feira (3) 7h30 e 13h15
- Café com os Pais na Escola Municipal Doutor Ângelo Cônsoli
Terça-feira (4) – 17h45
Atenção na educação
Em 2017, a Secretaria de Educação contabilizava cerca de 87 crianças laudadas (com necessidades especiais diversas, entre elas o autismo). Em 2023, o número subiu para uma média de 900.
“Nós temos o setor de Inclusão que visa exatamente estabelecer as mesmas oportunidades e possibilidades para todos os alunos, para que todos tenham o mesmo acesso à educação. Hoje, temos monitores e professores para atender a maioria destes alunos em sala de aula, como também oferecemos o atendimento nas Salas de Recursos para todos eles", explica a Coordenadora de Inclusão.
Políticas Sociais
A Secretaria Municipal de Políticas Sociais também está reforçando a importância do debate sobre o assunto. No dia 13 de março, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central irá realizar o 1º Encontro com as famílias especiais autistas que contará com um bate-papo com a fonoaudióloga Alexsandra Araripe. A ação será às 13h30 na sede do CRAS Central (Av. Pinto Cobra, 2015 - Centro (Perimetral).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.