Imposto de Renda 2023: Como destinar instituições sociais?
A declaração do Imposto de Renda (IR) teve início no último dia 15 de março. Em 2023, o prazo de entrega vai até 31 de maio, data limite para os contribuintes também destinarem parte do valor para as Instituições Sociais que ajudam crianças, adolescentes e pessoas idosas.
“Um número alto de pessoas precisam fazer a declaração do imposto de renda e muitos não sabem que podem destinar parte do valor para projetos da nossa própria cidade. Essa destinação não gera nenhum custo a mais e o contribuinte pode determinar 3% para o Fundo do Idoso (FID) e 3% para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Os valores arrecadados aos fundos municipais serão destinados a projetos apresentados pelas Associações cadastradas nos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio de parceria regulamentada pela legislação vigente, às instituições que realizam um grande trabalho na nossa cidade”, explica a Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento.
Passo a passo
• No programa da Receita Federal, selecione Doações Diretamente na Declaração - ECA" e clique em `"Novo":
• Clique na opção Estado e Município; selecione "Pouso Alegre" e confirme o CNPJ do CMDCA - 19.544.079/0001-40 ou do CMDPI - 39.575.851/0001-06;
• Verifique o "Valor Disponível para Destinação" e insira o valor de sua doação para o campo "Valor". Clique em "OK*:
• Você pode destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para cada fundo;
• Após registrar a destinação, vá para a aba "Imprimir", selecione "DARF – Doações Diretamente na Declaração - ECA". Clique duas vezes no item que aparecer na tela, imprima a DARF e efetue o pagamento até o vencimento.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.