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R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Assistência Social em cenário de chuvas


Diante dos cenários de constantes chuvas a Prefeitura de Pouso Alegre desenvolve um trabalho que envolve diversas áreas desde a prevenção, atos emergenciais e de longa efetividade para atender a população. Entre as principais pautas está a de Políticas Sociais que vêm atuando intensivamente para minimizar os danos ocasionados e o provimento das necessidades às famílias afetadas.
 
“Nós trabalhamos em uma verdadeira força-tarefa com ações que envolve diversas Secretarias para amenizar os transtornos ocasionados pelos eventos climáticos. Nossa prioridade é garantir a maior assistência às famílias afetadas, nossa equipe técnica (assistentes sociais e psicólogos), entre outros profissionais do município está fazendo busca ativa dessa população nos territórios atingidos, prestando serviço de proteção social e apoio às famílias em um momento tão difícil”, destaca a Secretária de Políticas Sociais, Marcela Nascimento.
 
A Secretaria de Políticas Sociais cumpre seu papel de cuidado e proteção social destinado às famílias nas intervenções de atendimento/acompanhamento das demandas identificadas por meio de profissionais assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, bem como pela avaliação dos critérios para inclusão nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassisteciais.
 
Saiba o que a Prefeitura oferece de serviços das Políticas Sociais nos períodos de fortes chuvas:
 
- Serviço de Proteção Social Integral por meio do atendimento socioassistencial realizado pelos
Profissionais: assistente social e psicólogo;
- Cadastro Único (inclusão e atualização) para encaminhamento do Programa Auxílio Brasil;
- Avaliação e Concessão do Benefício Eventual, fotos 3x4, 2ª Via de Documentação;
- Acomodações para as famílias com alimentação, itens de higiene pessoal, roupa de cama,
banho, colchões e cobertores;
- Atendimento e avaliação médica, controle, prevenção de doenças e protocolos sanitários;
- Disponibilização de vacinação e ambulância 24h para transporte dos acolhidos para UPA ou
Pronto Atendimento caso necessário;
- Transporte das famílias que precisaram sair de suas residências para a casa de familiares.
 
Em números
 
Entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 02 de janeiro de 2023 foram atendidas 229 pessoas, de 78 famílias que tiveram impactos causados pelas chuvas. Neste período, 3 famílias, que totalizam 16 pessoas estão em um abrigo municipal; 02 desalojadas na casa de familiares; 47 tiveram a situação normalizada e 26 permanecem em suas casas recebendo atendimento e orientações .
 
Desta forma, o Município atua no suporte necessário às famílias que buscam pelo atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou que são identificadas durante a busca ativa realizada pelos técnicos da área de cobertura desses equipamentos.
 
Para maiores informações procure o CRAS mais perto do seu bairro.
 
- CRAS Central: Av. Pinto Cobra (perimetral) n° 2.015, Centro (tel. 3449-4156);
- CRAS Sudeste: Av. Ver. Antônio da Costa Rios n° 861, São Geraldo (tel. 3421-8162);
- CRAS Sudoeste: Rua Três Corações n° 129, São João (tel. 3422-7604 ou 3449-4045);
- CRAS Nordeste: Rua Maria José Soares Domingues n° 32, Faisqueira (tel. 3423-6310 ou 3449-4038);
- CRAS Sul: Rua Dulce Pires Beltrão n° 148, São Cristóvão (tel. 3425-8171);
- CRAS Cidade Jardim: Av. Camilo de Barros Laraia n° 480, Cidade Jardim (tel. 3425-3825 ou 3449-4013);
- CRAS Volante: Zona Rural, (tel. 99803-3748).
 
Situações de Emergência ligue:
 
Defesa Civil
- Tel. 199 ou (35) 3449-4317 (atendimento durante 24 horas)
 
Atendimento Presencial
- End: Rua Abreu de Lima, 84, Centro.
- End: Rua: Major Augusto Libânio n° 35, Centro, das 08h às 18h (segunda a sexta-feira)
 
Corpo de Bombeiros - tel. 193
 
SAMU - tel. 192


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  • Por: Texto: Luana Mendes/ ASCOM

Última modificação em 03/01/2023

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