Diante dos cenários de constantes chuvas a Prefeitura de Pouso Alegre desenvolve um trabalho que envolve diversas áreas desde a prevenção, atos emergenciais e de longa efetividade para atender a população. Entre as principais pautas está a de Políticas Sociais que vêm atuando intensivamente para minimizar os danos ocasionados e o provimento das necessidades às famílias afetadas.
“Nós trabalhamos em uma verdadeira força-tarefa com ações que envolve diversas Secretarias para amenizar os transtornos ocasionados pelos eventos climáticos. Nossa prioridade é garantir a maior assistência às famílias afetadas, nossa equipe técnica (assistentes sociais e psicólogos), entre outros profissionais do município está fazendo busca ativa dessa população nos territórios atingidos, prestando serviço de proteção social e apoio às famílias em um momento tão difícil”, destaca a Secretária de Políticas Sociais, Marcela Nascimento.
A Secretaria de Políticas Sociais cumpre seu papel de cuidado e proteção social destinado às famílias nas intervenções de atendimento/acompanhamento das demandas identificadas por meio de profissionais assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, bem como pela avaliação dos critérios para inclusão nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassisteciais.
Saiba o que a Prefeitura oferece de serviços das Políticas Sociais nos períodos de fortes chuvas:
- Serviço de Proteção Social Integral por meio do atendimento socioassistencial realizado pelos
Profissionais: assistente social e psicólogo;
- Cadastro Único (inclusão e atualização) para encaminhamento do Programa Auxílio Brasil;
- Avaliação e Concessão do Benefício Eventual, fotos 3x4, 2ª Via de Documentação;
- Acomodações para as famílias com alimentação, itens de higiene pessoal, roupa de cama,
banho, colchões e cobertores;
- Atendimento e avaliação médica, controle, prevenção de doenças e protocolos sanitários;
- Disponibilização de vacinação e ambulância 24h para transporte dos acolhidos para UPA ou
Pronto Atendimento caso necessário;
- Transporte das famílias que precisaram sair de suas residências para a casa de familiares.
Em números
Entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 02 de janeiro de 2023 foram atendidas 229 pessoas, de 78 famílias que tiveram impactos causados pelas chuvas. Neste período, 3 famílias, que totalizam 16 pessoas estão em um abrigo municipal; 02 desalojadas na casa de familiares; 47 tiveram a situação normalizada e 26 permanecem em suas casas recebendo atendimento e orientações .
Desta forma, o Município atua no suporte necessário às famílias que buscam pelo atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou que são identificadas durante a busca ativa realizada pelos técnicos da área de cobertura desses equipamentos.
Para maiores informações procure o CRAS mais perto do seu bairro.
- CRAS Central: Av. Pinto Cobra (perimetral) n° 2.015, Centro (tel. 3449-4156);
- CRAS Sudeste: Av. Ver. Antônio da Costa Rios n° 861, São Geraldo (tel. 3421-8162);
- CRAS Sudoeste: Rua Três Corações n° 129, São João (tel. 3422-7604 ou 3449-4045);
- CRAS Nordeste: Rua Maria José Soares Domingues n° 32, Faisqueira (tel. 3423-6310 ou 3449-4038);
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