Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
R. dos Carijós, 45 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-050
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Notícia

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre


Área degradada às margens do Sapucaí Mirim recebe 6,5 mil árvores


Uma área de 3,9 hectares considerada de preservação permanente, às margens do Rio Sapucaí Mirim, na região frente à Lagoa da Banana, está recebendo o plantio de 6,5 mil mudas de árvores diversas para recompor a vegetação nativa. A informação é da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pouso Alegre, que juntamente com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) vêm indicando compensações ambientais para revitalização e restauração de áreas degradadas do município.

Novos plantios também foram indicados ao longo da Av. Jair Siqueira (Dique 1). Recentemente o local foi contemplado com 837 mudas diversificadas de árvores. A recomposição é executada com espécies nativas, como as popularmente conhecidas como Pau Jacaré, Cabeludinha, Urucum, Guapuruvu, Canudo de Pito, Embaúba, Canela, Orelha de Negro, Canafístula e outras.

A Prefeitura mantém um programa de restauração e reflorestamento de áreas degradadas, executado com critérios de diversidade e respeitando as características do ecossistema local. “Com isso, procuramos recompor a vegetação nativa da área reflorestada ao mais próximo possível da sua característica original”, assegura o gerente do Departamento de Meio Ambiente, Michel Julião Pinheiro de Paes.

Essa ação, segundo o gerente, é muito importante para uma Pouso Alegre mais saudável, pois áreas verdes melhoram a qualidade de vida das pessoas e as árvores dão importante contribuição para a manutenção de um ambiente sadio. “A abundância de árvores é garantidora de inúmeros benefícios, tais como a neutralização de gases do efeito estufa, combate ao aquecimento global, redução gradativa da erosão do solo, melhoria das condições de temperatura, aumento da umidade relativa do ar, alimento e abrigo para a fauna silvestre e muitos outros. Ficamos muito felizes com ações de reflorestamento como essa”, relata o Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente Alberto Maia Valério.


  • Compartilhe:
  • Por: Eduardo Gusmão - Ascom

Última modificação em 29/06/2020