Praça João Pinheiro será revitalizada e fonte luminosa reformada
A falta de manutenção e serviços constantes de melhorias submeteram as praças localizadas no Centro de Pouso Alegre a contextos diversos de degradação. Exemplo disso é a Praça João Pinheiro, um patrimônio por excelência, em que a deterioração foi tanta que, de cartão postal tradicional da região central, transformou-se em local de venda de drogas, prostituição e abrigo de andarilhos.
“Para devolvê-la ao uso coletivo da população pousoalegrense, esse espaço de convivência e marco simbólico do tecido urbano passará por uma revitalização inserida num projeto maior proposto pela Prefeitura Municipal”, revela o engenheiro Argeu Quintanilha, secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos. “Depois da reestruturação e modernização da iluminação da praça, a partir desta quarta-feira (28) a Prefeitura dá início às obras para a reforma e iluminação da fonte, devolvendo à população um dos principais atrativos da praça, dando continuidade à revitalização dos espaços urbanos de convivência”, complementa o secretário.
Em breve a Praça João Pinheiro também receberá novo ajardinamento, poda de árvores, reforma dos canteiros e pintura. Este dispositivo não funciona há vários anos e nos próximos dias estará integrando as atrações e melhorias que o local vai receber, assegura o secretário. Outras praças, como a Senador José Bento, a mais central da cidade e que abriga a Catedral Metropolitana, também estão incluídas no projeto de revitalização de espaços públicos.
Recentemente a Prefeitura reformou a Praça Dom Otávio, no distrito de São José do Pantano, devolvendo à população aquele espaço que, além de cartão postal da localidade, é o principal centro de convivência dos moradores. Também foi realizado no Pantano um trabalho para promover a conscientização das pessoas sobre educação ambiental. “Em Pouso Alegre as praças e áreas públicas similares também serão revitalizadas, para devolver à população mais opções de convivência e interação, espaços onde as pessoas possam criar vínculos e ter maior qualidade de vida”, destaca Argeu Quintanilha.
No entanto, o secretário aponta grande preocupação da administração por conta do vandalismo. Segundo ele, por falta de conscientização e educação ambiental, é muito comum espaços públicos serem depredados por cidadãos que não compreendem a importância desses equipamentos. Por não terem recebido no passado uma manutenção continuada, acabaram preteridos pela população e, em conseqüência, invadidos ou depredados por maus cidadãos. Ele revelou que, a exemplo da praça revitalizada no distrito de São José do Pantano, há a necessidade de que as pessoas se conscientizem e zelem pelos espaços públicos, desta forma mantendo na cidade locais qualificados de convivência.
ADOTE UMA PRAÇA
A Prefeitura de Pouso Alegre lançou o Programa de Adoção de Praças, que também se estende a áreas verdes, canteiros centrais e rotatórias. Assim, coloca à disposição de pessoas físicas e jurídicas a possibilidade de adoção de áreas públicas. O programa visa, além da conservação dessas áreas, a execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas.
A iniciativa permite que tanto empresas como cidadãos passem a cuidar de praças e áreas verdes. A empresa que adere ao projeto terá seu logotipo ou nome estampado em placa indicativa da adoção. Em Pouso Alegre várias são as empresas, instituições e mesmo cidadãos que estão procurando a Prefeitura para participar e contribuir com a iniciativa.
O programa de adoção de espaços públicos tem sido uma alternativa de sucesso cada vez mais presente nas administrações municipais. Dirigentes de varias cidades e capitais do país, a exemplo de São Paulo e Joinvile (SC), estimularam a prática com excelentes resultados. Através destas parcerias público-privadas os governos têm obtido resultados positivos para a manutenção desses espaços de uso comunitário. Firmado o compromisso, o adotante assume o ônus de realizações de serviços, melhorias e a manutenção integral da área e seus equipamentos. O Programa Adote uma Praça está previsto no Decreto Municipal 4.770/17. Estende-se também a áreas verdes, canteiros centrais e rotatórias e prevê a formação de parceria para a manutenção e melhorias desses espaços.
O grande objetivo dessas parcerias é disseminar a cultura de compartilhamento de ações em relação aos espaços públicos. O múltiplo cuidado desses locais deve despertar o interesse da comunidade e empresas em atuarem como educadores ambientais no município, visto que áreas verdes, rotatórias, canteiros centrais e praças são importantes elementos para a manutenção da natureza urbana, garantindo espaços de permeabilização do solo (drenando a água das chuvas e reabastecendo nascentes), proporcionando sombra e renovando o ar, e ainda podendo oferecer experiências maiores de interação com a natureza.
Interessados que desejam outras informações sobre adoção de espaços públicos podem conhecer o Decreto no endereço: HTTP://pousoalegre.mg.gov.br/prefeitura.asp?id=115 ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente pelo telefone (35)3449-4175.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.