Pouso Alegre promove curso sobre Meteorologia voltada a eventos extremos
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Social, realizou na manhã desta terça-feira (4) o curso “Introdução à Meteorologia Voltada a Eventos Extremos”, em parceria com a empresa Geopixel Cidades Inteligentes. O encontro ocorreu no auditório do CISAMESP e reuniu representantes de instituições diretamente envolvidas na prevenção e resposta a situações de risco.
Participaram da capacitação integrantes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, imprensa local e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compedecs) de cidades vizinhas, como Espírito Santo Dourado, Poços de Caldas e Santa Rita do Sapucaí.
Com foco no aprimoramento técnico e na padronização de linguagem entre os órgãos, o curso abordou o uso de dados e produtos meteorológicos para subsidiar monitoramento, prevenção e resposta a eventos extremos. Ao longo da atividade, foram apresentados dados climatológicos de Pouso Alegre produzidos a partir da média de 30 anos de observações*, que ajudam a compreender o comportamento típico do clima local e a orientar protocolos operacionais.
Climatologia simulada local apresentada no curso*
- Precipitação anual média em torno de 1.600 mm.
- Estação chuvosa concentrada entre outubro e março, com picos em janeiro (cerca de 289 mm), dezembro (252 mm) e novembro (208 mm).
- Período mais seco entre maio e agosto, com volumes mensais próximos de 33 a 58 mm; julho é o mês mais seco (aprox. 33 mm).
- Temperaturas mínimas médias anuais próximas de 15 °C e máximas ao redor de 24 °C.
- Meses mais amenos: junho e julho (mínimas próximas de 11 °C e máximas em torno de 21 °C).
- Meses mais quentes: dezembro a março (máximas próximas de 25–26 °C e mínimas de 17–18 °C).
Integração regional e monitoramento em tempo real
O encontro reforçou a integração com cidades da região e o alinhamento de procedimentos entre as instituições, ampliando a prontidão para o atendimento à população em situações de emergência. Pouso Alegre mantém, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Social e dos serviços da Geopixel, o monitoramento em tempo real das condições climáticas do município. As atualizações diárias são encaminhadas aos veículos de imprensa para disseminação de informações e orientações à população, fortalecendo a prevenção e a transparência.
“A tecnologia hoje é aliada indispensável para proteger vidas, prevenir desastres e responder com eficiência às ocorrências. A troca de conhecimentos técnicos e a leitura integrada dos dados climatológicos permitem decisões mais assertivas, especialmente em períodos de maior risco de eventos extremos”, destaca o Superintendente de Defesa Civil e Social destaca, Anderson Silveira.
Palestrantes
* João Bosco Coura dos Reis — geógrafo, Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UNIFEI e Doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Atuou em projetos no INPE e no Cemaden, com experiência em monitoramento de incêndios florestais na Amazônia e no Pantanal. Atualmente é especialista em monitoramento ambiental na Geopixel.
* Linda Muzareli da Cruz — meteorologista pela UNESP (Bauru) e mestranda em Meteorologia no INPE, integrante do Grupo de Trabalho do Satélite Amazônia 1B. Pesquisa a influência da educação nas medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. É meteorologista na Geopixel, no time de monitoramento de eventos ambientais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.