Pouso Alegre recebe selo ouro do Radar Nacional de Transparência Pública

O Portal da Transparência da Prefeitura de Pouso Alegre foi classificado com o selo Ouro pelo Radar Nacional de Transparência Pública e se destaca no ranking das três cidades mineiras que obtiveram alta avaliação. O ranqueamento foi feito com base nos índices de transparência ativa apresentados pelos órgãos do executivo, legislativo e judiciário tanto de municípios, como dos estados e da União, aos Tribunais de Contas de todo o país.
 
"Nós sempre buscamos por melhorias e entendemos a importância da transparência, já que estamos a serviço do povo. Receber a comprovação de que estamos entre os melhores avaliados na transparência da gestão como um todo é motivo de grande alegria e nos mostra que estamos no caminho certo", destaca o Prefeito Cel Dimas.
 
O Radar é uma espécie de central do Tribunal de Contas, que avalia a disponibilização de informações aos cidadãos sobre os gastos, salários de servidores, licitações e contratos. O levantamento foi realizado entre maio e novembro de 2022 e apontou que a média do Brasil é de 67%, enquanto Minas Gerais é de 66,07% e Pouso Alegre 77,62%.
 
Para o Controlador-Geral do Município, Hamilton Magalhães, "o resultado reflete o trabalho desenvolvido pela gestão que busca ferramentas que de fato consolidam a prática constante no município".
 

A pesquisa

 

 
O Radar Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), dos Tribunais de Contas brasileiros, do Instituto Rui Barbosa, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Ele foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta de acesso aos portais de todo o país, bem como permitir a pesquisa e o cruzamento de informações relativas aos índices de transparência dos órgãos públicos brasileiros.