Arte na educação: Parada Natalina conta com coral composto por 200 crianças do CEIAM

O Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM) desenvolve a arte na educação para estimular a criatividade, o senso crítico e a capacidade de interpretação dos estudantes das escolas municipais de Pouso Alegre. É através do CEIAM que cerca de 200 alunos da rede integral de ensino formam um coral que irá se apresentar na Parada Natalina neste sábado (26), às 18h30.

“A participação do CEIAM neste grande evento de Natal evidencia a importância e a responsabilidade da missão em levar educação e cultura às crianças e toda população pouso-alegrense. Este evento foi pensado e idealizado para trazer a todos os expectadores a magia do Natal, o brilho aos olhos das crianças e o retorno do sonho e esperança de um mundo melhor a todos os adultos”, destaca o Supervisor Pedagógico e Professor de Artes, Leonardo Prado.

As crianças estão ensaiando desde o mês de setembro e vão desfilar pela Avenida Doutor Lisboa, durante a Parada Natalina. Em seguida, irão se apresentar na Praça Senador José Bento. Os alunos são das Escolas Municipais Josefa Azevedo Torres, Anita Faria Amaral, Vasconcelos Costa e Antônio Mariosa.

“Nós estamos preparando uma grande estrutura para a Parada Natalina que irá inaugurar o Natal com tema ‘Mar de Luzes’. O desfile contará com grandes surpresas e posteriormente teremos as apresentações na Praça. É um momento para toda família e contamos com a presença da população”, destaca a Superintendente de Comunicação Social, Lazer e Turismo, Jaqueline Costa.


CEIAM

O CEIAM já está na fase final de implantação e no ano letivo de 2023 passará a atender as crianças em uma sede própria. “Os últimos ajustes estão sendo feitos em nossa sede. Pretendemos atender, por semana, cerca de 400 crianças de Ensino Fundamental I e II, dos 8 aos 15 anos. Além das oficinas de instrumentos – temos teclado, violão, flauta, violino, ukulele e percussão - ofertamos oficinas de musicalização, canto coral, artes visuais, dança e teatro”, explica o Supervisor Pedagógico.



Parada Natalina

A Parada Natalina terá:

- Desfile na Avenida Doutor Lisboa com surpresas
- Apresentação de coral infantil do CEIAM
- Show ‘Natal Mágico’ com a cantora Carol Sampaio
- Projeção na Catedral com temas natalinos
- Inauguração da ‘Árvore Mágica – Adote uma Criança’
Cada bola da árvore contém informação de uma criança e instituição. A cada criança apadrinhada as bolinhas e enfeites ficam coloridos.
- Inauguração da ‘Casa Encantada de Noel’ – na Casa da Cultura e Natal Kids – com playground para as crianças.

Ambos são frutos de uma parceria da Prefeitura com a Acipa, Karech, Suri Metais e MG Ambiental. O ingresso para entrada na Casa Encantada de Noel será um quilo de alimento não perecível que será destinado a Casa São Rafael, ao Projeto Social Cidade Jardim - PROSCIDJAR e ao Clube do Menor.