Alunos da Rede Municipal são destaque em olimpíadas nacionais

Os alunos da E. M. Dom Otávio venceram duas olimpíadas em nível nacional: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA com um medalhista de prata e três de bronze e na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE, com uma medalha de ouro, uma de prata e 13 de bronze. Em inscritos, bateu o recorde da escola: 84 na OBA e 75 na ONEE. Participaram alunos dos 6º ao 9º anos.
 
De acordo com o diretor, Rinaldo Vieira a olimpíada OBA “foi um trabalho coordenado pelo nosso professor de Ciências que inscreveu os alunos no site da instituição, corrigiu as avaliações enviando para a Olimpíada, criou um grupo de estudos no WhatsApp mantendo os alunos antenados nos temas propostos”.
 
Ainda de acordo com ele todos os estudantes participantes receberam um certificado enviado pela OBA, ressaltando a importância da participação. “Faremos a entrega das medalhas dos vencedores juntamente com certificados dos demais alunos, fechando assim a participação de todos”, explica.
 
Já a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE foi promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o tema contemplado consta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Os professores de Ciências e Geografia realizaram aulas diferenciadas com os alunos através de videochamadas e aulas extras. “Foram 70 alunos que se voluntariaram para realizar duas fases de provas, uma escrita e a outra on-line. A primeira de questões fechadas e a segunda composta por práticas em um desafio que usava o conceito de gamificação. Nesta última etapa, o estudante era colocado em situações cotidianas e tinha que tomar decisões para o consumo consciente e sustentável em diversos ambientes” explica Rinaldo.
 
Rinaldo ressalta que as medalhas ainda não foram enviadas à escola. “Nossos medalhistas vivem a expectativa de uma premiação ainda maior. A ONEE enviará aos melhores colocados 200 notebooks e 200 bolsas de estudo de até R$ 3 mil, além de participação de 34 selecionados para a solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília, em 7/12. Estamos na torcida por nossos vencedores”.
 
 
Conheça dos vencedores:
OBA:
Melissa Chaves Silva, medalha de prata; bronze: Kadassa Bernardes Faria, Nathalia Faustino Paulino e Miguel dos Santos Juldori.
 
ONEE:
Júlio Gabriel Victor Melo, medalha de ouro; Miguel dos Santos Julidori, prata; a medalha de bronze foi para os alunos: Alan Vitor Ribeiro de Melo, Ana Clara Rodrigues Maciel, Caio Ito Meneguetti, Felipe Morais Karpfenstein, Julia Evelyn Jacob de Castro, Leticia dos Santos Pereira, Marco Antônio Grafanassi dos Santos, Nathan Tobias Pereira, Nicoly Oliveira da Silva, Pablo Henrique Souza Araújo, Rafael da Silva Santos, Thiago Jeferson Pereira e Vinicius Morais de Barros.
 
 
Docentes responsáveis:
OBA:
Professor tutor de ciências na SMEC: Alexandre Fagundes Pereira
Professor(a) responsável: Alexandre Gomes Ramos
 
ONEE:
Professor tutor de ciências na SMEC: Alexandre Fagundes Pereira
Professora responsável: Juliana Benedita Costa Tobias Negrão (professora de ciências 8º ano)
Professores auxiliares: Juliana Maria de Sousa Sales (professora de geografia 8º e 9º anos) e Marcelo Braga Cabaceira (professor de ciências 9º ano)
 
 
Demais escolas premiadas:
As Escolas Municipais Vasconcelos Costa e Jandyra Tosta também tiveram medalha de prata na OBA com os alunos Alfredo Henrique Alves da Silva e Cauã Eduardo Silva. Os docentes responsáveis são Nathália Brito de Oliveira (EM Vasconcelos Costa) e Daniel Gomes da Rosa (EM Jandyra Tosta).