Ação em Saúde e Auxílio Brasil nas Escolas será realizada em Pouso Alegre neste sábado (2)

 A Prefeitura de Pouso Alegre promove a "Ação em Saúde e Auxílio Brasil nas Escolas" neste sábado (2), dia letivo para educação municipal. A mobilização será realizada em seis instituições com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Saúde e Políticas Sociais para a aplicação dos imunizantes contra covid-19 e gripe – de acordo com a disponibilidade das doses. Também será disponibilizado o acompanhamento dos beneficiários e cadastro de interessados no programa Auxílio Brasil – substituto do Bolsa Família.
 
“Nós trabalhamos em equipe para avançarmos juntos em prol da população. O sábado será um dia letivo e queremos reforçar a importância do comparecimento às aulas, principalmente após o período do ensino remoto. Além disso, queremos ampliar a imunização das crianças e realizar os procedimentos obrigatórios para que as famílias continuem recebendo o Auxílio Brasil ou que novas famílias comecem a receber”, destaca o Prefeito Cel. Dimas.
 
Na ação, as equipes de saúde e da Secretaria de Políticas Sociais estarão presentes entre 8h e 16h para atender toda a comunidade. Já as aulas seguem a programação de cada unidade escolar.
 
Confira os locais da mobilização: Escola Municipal Anita Faria do Amaral, Escola Municipal Pio XII, Escola Municipal Professora Clarisse Toledo, Escola Municipal Doutor Ângelo Cônsoli, Escola Municipal Professora Jandyra Tosta de Souza e Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia (Caic São João).
 
Educação
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, destaca que é fundamental o comparecimento regular dos alunos. A falta às aulas gera atrasos na aprendizagem, dificuldades no processo de socialização e problemas na manutenção do benefício do Auxílio Brasil – no caso dos beneficiários.
 
Vacinação
Em relação à Covid-19, poderão se vacinar todos que tenham mais de 5 anos de idade, de acordo com a disponibilidade das doses. Lembrando que a 4ª dose está disponível para aqueles que tenham mais de 40 anos e que menores de idade só podem se vacinar acompanhados de um responsável legal. Para se vacinar é preciso apresentar um documento com foto e caderneta de vacinação.
 
Auxílio Brasil
Entre as condicionalidades obrigatórias para o Auxílio Brasil está a vacinação – das recomendadas pelo Ministério da Saúde - com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento - e a frequência escolar mínima de acordo com a idade do aluno/beneficiário. Em caso de descumprimento a pessoa sofre advertência, bloqueio, suspensão ou até mesmo cancelamento do benefício.
 
Para a avaliação é necessário levar a caderneta da criança ou o cartão da gestante, além do cartão do Auxílio Brasil, com Número de Identificação Social (NIS). Para cadastro é preciso apresentar: título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e RG.