Final da “Gincana do Saber Jovem” é realizada em Pouso Alegre

 Temas da Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos movimentaram os alunos do ensino médio de 16 escolas que participaram da Gincana do Saber Jovem. Nesta quarta-feira (15) foi realizada a final do projeto, apoiado pela Prefeitura.

O Prefeito Cel. Dimas participou do evento e destacou que “os alunos trocam experiências e aprimoram os conhecimentos. É uma grande oportunidade de participação no Poder Legislativo, por meio de uma dinâmica de perguntas e respostas. É muito gratificante a participação dos jovens e ver o crescimento deles de forma política cidadã”.

A grande final foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Ao todo duplas de cinco escolas se enfrentaram e os ganhadores foram: 1º lugar – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, 2º lugar – Colégio Intelecto e 3º lugar – Colégio Apogeu. Os vencedores receberam troféus e tablets. Além deles, o Colégio Anglo garantiu o 4º lugar e o Colégio Europa o 5º lugar.

Gincana do Saber

A Gincana do Saber Mirim foi criada em 2008 e era realizada de dois em dois anos, com diferentes temas para cada edição. No ano de 2015, porém, o projeto sofreu modificações, passando a ocorrer anualmente e a ter como tema a obra Constituição em Miúdos. Em 2018, com o lançamento do livro “Constituição em Miúdos II”, foram criadas mais duas modalidades da Gincana do Saber: a “Gincana do Saber Jovem”, voltada aos jovens estudantes do Ensino Médio, cujo tema é o conteúdo do segundo volume da obra; e a “Gincana do Saber Universitária”, voltada aos estudantes do ensino superior, que deverão estudar o conteúdo dos dois volumes da obra.

Alunos da rede municipal participam da edição voltada para os educandos do ensino fundamental.