Lei de Incentivo à Cultura abre inscrições para edital

Nesta segunda-feira (9), a Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência da Cultura, abre as inscrições para o Fundo de Projetos Culturais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os interessados têm até às 23h59 do dia 07 de junho para formalizarem a inscrição.

Aprovado em reunião ordinária da Comissão Municipal de Avaliação e Seleção (CMAS) na noite da última quinta-feira (5), o edital, que volta a acolher projetos com público presencial, traz modernizações em sua forma de participação. Agora os proponentes poderão contar com um processo de inscrição simplificado e totalmente on-line.

Anteriormente, os proponentes além de terem que entregar o projeto impresso somente em horário de expediente da Superintendência de Cultura, tinham que providenciar uma versão digital do projeto gravado em CD. Com as alterações, a entrega do projeto passa a ser via preenchimento de formulário digital e e-mail, estendendo sua entrega também aos finais de semana e em horários que se adequam à rotina do artista e empreendedor cultural.

Criada há 21 anos, essa política cultural vem possibilitando a realização, em parceria com o poder executivo, de grandes projetos locais de arte e cultura, propostos, executados e avaliados pelo próprio setor cultural, pelos artistas e agentes culturais do município, nas qualidades de proponentes ou integrantes eleitos na Comissão Municipal de Avaliação e Seleção dando oportunidades à população de expressar e mostrar sua arte, criando grandes projetos que ganham asas e marcam épocas.

Regras
Os projetos culturais apresentados deverão se enquadrar em uma das 12 áreas culturais apontadas no edital, entre elas, projetos de música e dança, produção teatral e circense, fotografia, cinema e vídeo, publicação de livros, preservação do patrimônio histórico e cultural, cursos de caráter cultural ou artístico, entre outros.

Podem participar pessoas jurídicas de Pouso Alegre, com e sem fins lucrativos, que atuem prioritariamente com arte e cultura, como empreendedores e microempreendedores individuais (MEI), associações e empresas do ramo. O proponente deve se atentar para a entrega dos documentos obrigatórios via e-mail, como previsto em edital, sendo eles o Anexo I - Planilha Orçamentária e os documentos de qualificação do projeto.

Edital e atendimento a dúvidas
O edital e seus anexos estão disponíveis na sessão EDITAIS do site da Prefeitura: https://pousoalegre.mg.gov.br/editais.asp e também pelo link http://bit.ly/incentivoaculturapa .

Atendimento a dúvidas sobre o edital pelos canais de atendimento do Setor de Projetos Culturais da Superintendência de Cultura:

E-mail: culturapmpa@gmail.com
WhatsApp e Telegram: (35) 99235-0900
Fixo: (35) 3449-4123